Nota de corte UFSCAR: Como funciona

Você sabe como funciona a nota de corte da UFSCAR? Muitos estudantes têm essa dúvida e isso é comum, mas aqui você vai tirar…

Você sabe como funciona a nota de corte da UFSCAR? Muitos estudantes têm essa dúvida e isso é comum, mas aqui você vai tirar essa dúvida da cabeça e vai poder se preparar melhor para encarar o vestibular de uma das principais universidades públicas do Brasil inteiro. A nota de corte é uma espécie de seleção, onde alguns pontos são considerados para que os estudantes possam ou não ingressar nesta universidade. Se você quer entender como funciona a nota de corte, então confira nosso artigo.

UFSFCAR: Entenda como funciona a nota de corte (Foto: Guia do Estudante/Abril)

UFSFCAR: Entenda como funciona a nota de corte (Foto: Guia do Estudante/Abril)

UFSCAR: Entenda como funciona a nota de corta da universidade

Para ingressar na UFSCAR, como em qualquer outra universidade pública, o estudante precisa se preparar bem e pensar nos mínimos detalhes, desde os temas que vão cair na prova até mesmo os detalhes da inscrição do próprio vestibular. Tudo isso é fundamental para que o estudante atinja seu objetivo. A verdade é que quando falamos do vestibular em si, que está relacionado com a nota de corte da UFSCAR, estamos falando do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

(Foto: Guia do Estudante/Abril)

Entenda como a UFSCAR realiza a seleção de alunos (Foto: Guia do Estudante/Abril)

Leia mais: Curso Gratuito De Educação Musical UFScar EAD

O Enem como vestibular

O Enem é considerado o principal vestibular do país inteiro, onde milhares de pessoas participam dessa prova para conquistar uma bolsa de estudo ou mesmo para participar de programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificada). É exatamente o SISU que a UFSCAR utiliza para fazer a lista de corte de alunos, separando os que você entrar e os que não. Aliás, o sistema é  único método utilizado por eles para a seleção de alunos. Ou seja, entrar na UFSCAR necessita fazer o Enem e participar do SISU, dali é que você poderá ser selecionado ou não para ingressar em um dos cursos que a universidade oferece. Confira aqui mais dicas sobre o SISU e seu funcionamento!

(Foto: Guia do Estudante/Abril)

Enem é usado para o programa SISU na UFSCAR (Foto: Guia do Estudante/Abril)

Participar do SISU para ingressar na UFSCAR

Para quem deseja participar do programa SISU saiba que é preciso fazer o Enem do ano anterior. Ou seja, quem quer ingressar na faculdade em 2017, deve fazer o Enem de 2016, que será realizado nos próximos meses. É estudando muito que o indivíduo vai conseguir fazer a prova se preparar para o sistema. Só em 2016, a universidade ofereceu mais de 2.800 vagas em pelo menos 60 cursos diferentes de graduação.

(Foto: Guia do Estudante/Abril)

SISU é usado para seleção de estudantes na UFSCAR (Foto: Guia do Estudante/Abril)

A nota de corte e os pontos necessários

A nota de corte da UFSCAR é decidida de acordo com cada curso, ou seja, com a busca desses cursos. Onde há mais estudantes, há mais exigência na nota. Normalmente, o mínimo para concorrer ao SISU para ingressar na Universidade Federal de São Carlos é de 450 pontos, mas isso pode ser bem maior se considerarmos um curso muito concorrido, por exemplo. Neste ano, o curso de Engenharia da Computação teve a nota de corte na casa dos 801,11 pontos. Então, o estudante realmente precisa se preparar e conquistar uma boa pontuação desde a avaliação no Enem.

(Foto: Guia do Estudante/Abril)

É necessário no mínimo 450 pontos para tentar concorrer aos cursos de graduação da USFCAR  (Foto: Guia do Estudante/Abril)

Leia mais: UFSCar São Carlos, Cursos Oferecidos

UFSCAR e o SISU

Desde de 2015, a Universidade Federal de São Carlos resolveu apostar no SISU como a única forma de ingressão de estudantes em todos os seus cursos.  A UFSCAR é uma das mais concorridas em todo o Brasil e há mais de um ano abandonou seu sistema de vestibular para aderir ao programa que precisa passar pelo Enem. Depois da nota de corte, caso o aluno seja convocado, não é preciso fazer qualquer outra avaliação na universidade.


Top