Nota Carioca como cadastrar

A Nota Carioca é uma iniciativa da cidade do Rio de Janeiro, que oferece benefícios tanto para os consumidores como também para os estabelecimentos.…

A Nota Carioca é uma iniciativa da cidade do Rio de Janeiro, que oferece benefícios tanto para os consumidores como também para os estabelecimentos. Leia a matéria e aprenda como fazer o cadastro

Assim como a Nota Paulista, a Nota Carioca oferece uma série de vantagens aos cidadãos. Ao solicitar o documento fiscal após contratar um serviço, a pessoa tem parte do ISS devolvida na forma de créditos. Vários estabelecimentos do Rio de Janeiro estão cadastrados no programa, incluindo escolas, academias e salões de beleza.

Nota Carioca serviço eletrônicoO que é a Nota Carioca?

programa Nota Carioca criado pelo Governo do Município do Rio de Janeiro, com o intuito de incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal no ato da compra de serviços.

São diversas vantagens para quem contribui. O prestador de serviço que emite NFS-e reduz os gastos com impressão, conta com facilidades para o armazenamento de documentos e não precisa apresentar a Declaração de Informações econômico-fiscais.

O consumidor que solicita o cupom fiscal também sai ganhando, afinal, ele recebe de volta 10% do valor referente ao ISS da NF-S. Posteriormente, o crédito acumulado pode ser usado para abater IPTU ou realizar uma transferência para conta corrente.

Além dos benefícios já citados, o consumidor também participa automaticamente de diversos sorteios realizados pelo sistema. Os sorteios da Nota Carioca acontecem em média 1 vez por mês e contam com prêmios de até 20 mil reais. Além do sorteio de natal em que a premiação é 40 mil reais.

Nota Carioca carnê do iptuComo funciona a Nota Carioca?

Cada Nota Carioca eletrônica emitida em seu nome e CPF, dá direito a um cupom para sorteios de prêmio em dinheiro. Para participar do programa é preciso solicitar a nota fiscal sempre que realizar suas compras, informando o seu CPF, no caso de pessoas físicas.

Leia Também:  Ponto Frio SAC Telefone 0800

Cadastro Nota Carioca

Nota Crioca cadastro

Empresas também podem participar do programa, basta usar o CNPJ nas notas usadas em compras. Os estabelecimentos devem enviar para a secretaria da fazenda todas as informações das notas fiscais fornecidas, a secretária da fazenda é responsável
por fazer o cálculo dos créditos.

Passo a passo para cadastrar na Nota Carioca

1. Comece acessando o portal da nota fiscal carioca (notacarioca.rio.gov.br).

2. Clique na opção “cadastramento de senha” na coluna à esquerda da página inicial do site

3. Em seguida clique na opção CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas). Preencha todos os dados e clique em “prosseguir”. A senha de acesso ao Portal será liberada na mesma hora, podendo ser acessado para consultas.

Nota Carioca emissãoCadastro de empresa Nota Carioca

O cadastro para Pessoa Jurídica só pode ser realizado por empresas com mais de 180 dias de cadastramento de CNPJ junto à Receita Federal do Brasil e com situação fiscal regularizada, comprovada pela apresentação de certidão negativa de débitos nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Em caso de dúvidas sobre inscrição e consulta, basta fazer uma leitura do manual de ajuda PJ.

Consulta Nota Carioca

Você pode realizar consultas sobre a nota fiscal de serviços eletrônica pela internet. Mediante a uma senha eletrônica, é possível verificar os cupons recebidos, os créditos acumulados e os sorteios (realizados ou não realizados). Para esclarecer as principais dúvidas, o tomador pessoa física deve ler com atenção o manual de ajuda.

Resgate de créditos Nota Carioca

O resgate de créditos acumulados na Nota Carioca está disponível. Para fazer isso, o tomador deve cadastrar uma conta corrente de sua titularidade no sistema. O valor mínimo para que a efetivação do depósito seja aprovada é de 25 reais. Acesse o sistema e verifique se o seu saldo permite o resgate.

Leia Também:  Site Canção Nova www.cancaonova.com

Sorteios Nota Carioca

Nota carioca premio em dinheiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro costuma realizar sorteios de prêmios em dinheiro. Cada nota fiscal emitida gera um número para o sorteio. As pessoas podem acompanhar os resultados de cada apuração através do próprio sistema da Nota Carioca.

 Como cancelar Nota Carioca?

Além de saber como cadastrar nota carioca, tire suas dúvidas de como cancelar a nota carioca. Existem alguns motivos que podem levar você a precisar cancelar uma notinha cadastrada no site, como por exemplo, uma nota duplicada. O procedimento é fácil e pode ser feito sempre que houver algum problema com alguma notinha, veja abaixo como fazer o cancelamento:

1. Acesse o site da Nota Carioca 

2. Após acessar sua conta com seus dados, no menu lateral, vá em consultas e depois em notas fiscais.

3. Na tela de resultados da Consulta de Notas Emitidas, identifique a nota fiscal que você deseja cancelar.

4. Perceba que na tabela existe uma coluna chamada status, clique no link CANCELAR na linha da tabela referente à nota que deve ser cancelada.

5. Em seguida será exibida a nota a ser cancelada e seus detalhes.Caso a nota exibida na tela seja realmente a que você quer cancelar, clique no botão CANCELAR NFS-E (este processo é irreversível)

6. Ainda será exibida mais uma tela solicitando a última confirmação antes de cancelar a nota. Basta clicar OK para confirmar e cancelar a nota fiscal.

Nota Carioca cancelamento

7. Será gerada uma versão da nota com tarja de CANCELADA para impressão.

O Programa Nota Carioca cresce a cada ano. Atualmente são mais de 700 mil pessoas físicas cadastradas e mais de 189 mil contribuintes autorizados a emitir NFS-e no Rio de Janeiro. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário.

Top