Nono dígito passa a valer neste domingo para celulares do Rio e Espirito Santo

A partir deste domingo (27 de outubro), os moradores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo deverão aumentar um dígito em seus…

Por Élida Santos em 25/10/2013

A partir deste domingo (27 de outubro), os moradores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo deverão aumentar um dígito em seus celulares. O acréscimo do dígito 9 aos números de celulares para completar ligações deve vir antes do primeiro dígito do celular. Os celulares com DDD 21, 22 e 24 (Rio de Janeiro), e 27 e 28 (Espírito Santo), são os números que vão mudar de agora em diante.

Mais mudanças na telefonia (Foto: Divulgação)

Aumento de número de celular vale também para mensagens de texto

A regra que aumenta a quantidade de números de celulares também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). A previsão é de que até o dia 5 de novembro, as chamadas que contarem somente com oito dígitos serão completadas pelas operadoras.

Depois desse prazo de adaptação as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada com um número a mais, colocando o 9 como primeiro dito e em seguida, o número completo do celular.

Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente.

o número nove deverá vir antes do primeiro dígito de seu celular (Foto: Divulgação)

Cronograma de adesão do nono dígito

A população cresceu e as pessoas passaram a ter mais de um celular, com isso, a necessidade de ter mais números disponíveis para venda deve aumentar. Por isso, o acréscimo do nono dígito começou. A Anatel iniciou a implantação do nono dígito para celulares em julho de 2012, na área de código DDD 11, que inclui a cidade de São Paulo.

Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito será incluído nas ligações para números de celular dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. A previsão de entrada do nono dígito para Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais é de 31 de dezembro de 2015.

Para implantar a entrada do nono dígito nos números de celulares em todo o país a Anatel pretende mudar a numeração no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2016.

Encontre os melhores Celulares e Smartfones  e muito mais com os melhores preços AQUI: 

Top