Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Nobuck, como limpar

Nobuck, como limpar

Existem diversos tipos de couro e cada um tem suas particularidades. Os sintéticos, embora tenham durabilidade menor, acabam oferecendo certa facilidade quanto aos cuidados, principalmente no que diz respeito à limpeza. Já os couros legítimos duram muito mais tempo, mas exigem técnicas de limpeza e armazenamento específicos. Como estes couros são naturais, possuem algumas caraterísticas próprias da pele do animal de onde eles vêm. Por isso, água e outras substâncias geralmente mancham ou estragam de outras formas estes materiais, com muita facilidade. Os tipos de couro mais delicados são a camurça e o nobuck. São materiais que estão super em alta, tanto em calçados, quanto em bolsas, carteiras, cintos e até móveis. Para limpar nobuck, são necessários alguns cuidados.

Calçado em nobuck azul (Foto: Divulgação)

Os artigos em nobuck, tal como os de camurça, são bastante suscetíveis a riscos ou manchas, especialmente os sapatos. Atualmente, este tipo de couro tem feito muito sucesso entre as mulheres, que estão usando bastantes calçados e bolsas em nobuck. Muitas vezes, quando aparece uma sujeirinha, não se sabe bem como retirá-la, deste tipo de couro. Pensando nisso, o Mundo das Tribos decidiu compartilhar algumas dicas de como limpar nobuck. Assim, se alguma emergência exigir tal limpeza, será possível fazê-la, de forma correta, evitando que o nobuck se estrague ainda mais.

Limpeza de nobuck com borracha e escova

Calçado em nobuck branco (Foto: Divulgação)

Se o produto for fabricado em nobuck branco ou bege clarinho, uma boa forma de limpá-lo é usando uma simples borracha branca. É aquela conhecida borrachinha escolar. Para limpar o nobuck, deve-se esfregar esta borracha, no couro, da mesma forma usada para apagar coisas, no papel. É bem simples e ajuda muito na conservação do artigo. No entanto, se o material for nobuck escuro, a borracha não é indicada, pois deixa marcas brancas no couro.

Quando as manchas no nobuck escuro são provenientes de lama, o mais indicado é o seguinte: esperar que o nobuck seque, naturalmente, à sombra (couros nunca devem secar ao sol). Em seguida, com uma escova de cerdas firmes (pode ser até mesmo uma escova de dente), deve-se esfregar o couro, retirando a lama seca.

Limpar nobuck com condicionador de cabelos

Sofá em nobuck preto (Foto: Divulgação)

Veja como usar couro na decoração: Couro na decoração: ideias, fotos

Esta é uma forma de limpar o nobuck e, ao mesmo tempo, hidratá-lo. Deve-se misturar um pouco de condicionador branco e água. A pasta não pode ficar muito úmida. Em seguida, aplicar em toda a superfície do material. Deixar agir durante alguns minutos e, então, retirar o hidratante com um pano úmido. Este pano deve ser molhado e fortemente torcido. Após a primeira retirada do condicionador, se for necessário, deve-se lavar o pano e repetir a operação, até que todo o creme tenha sido retirado. Após, basta deixar o nobuck secar, à sombra.

Bolsa em nobuck marrom (Foto: Divulgação)

Estas são algumas das formas caseiras de limpar nobuck. Existem, no entanto, produtos específicos de limpeza, para cada tipo de couro, como impermeabilizantes de nobuck e camurça ou sprays que tiram manchas. Basta procurar em lojas de calçados e, facilmente, pode-se encontrar tais limpadores de couro.

Saiba como cuidar de camurça: Sapatos de camurça: como cuidar

Recomendado para você
Bem Estar

Moda country feminina 2018

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2018 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Papel de parede barato onde comprar

Beleza

Cortes de cabelo que engordam

Comentários
  1. rebeca disse:

    amei essas dicas soque eu queria saber como se tira manchas de batom e caneta da bolsa?

  2. ISABEL NASCIMENTO disse:

    oi quero saber como limpar oleo no couro nobuck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *