No Brasil apenas 15,5% dos PCs possui antivirus, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital McAfee, divulgada nesta terça-feira (29), aponta que 15,5% dos computadores no Brasil não possui antivírus instalado,…

O Brasil ficou em 17º lugar entre os países avaliados que possui computadores sem proteção.

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital McAfee, divulgada nesta terça-feira (29), aponta que 15,5% dos computadores no Brasil não possui antivírus instalado, o que os torna vulneráveis a invasões de hackers e a vírus.

Para a análise foram avaliados 28 milhões de computadores, por mês, em 24 países durante o ano passado. O Brasil ficou em 17º lugar entre os países avaliados que possui computadores sem proteção. Em todo o mundo a média de máquinas com exposição total foi de 17%.

Leia mais: 5 Melhores Anti-vírus Gratuitos

“A liberdade de navegar na internet tem o custo de uma possível exposição indesejada”, diz o vice-presidente da McAfee Steve Petracca em declaração, divulgada em um blog da companhia. Os cinco países avaliados com mais computadores desprotegidos foram: Singapura  com 21,75%, México com 21,57%, Espanha com 21,37%, Japão com 19,35% e EUA  19,32%.

A Finlândia aparece na análise como o País mais precavido, com 90,33% de computadores com antivirus instalado. Vale lembrar que um antivírus ou firewall – que protege os computadores de hakers – não torna o computador invulnerável, de acordo com segundo Rosen Sharma, ex-presidente do departamento de tecnologia da McAfee.

“Na verdade, a taxa de detecção de vírus dos softwares é muito ruim. Se não ter antivírus é como estar pelado, tê-lo é vestir uma roupa transparente”, disse Sharma ao site “TechCrunch”.

Top