Neblina na estrada: cuidados ao dirigir

Quem tem o hábito de viajar durante a noite ou ao amanhecer devem estar sempre preparadas para enfrentar neblina ao longo do percurso. O…

Por Élida Santos em 01/01/2013

Quem tem o hábito de viajar durante a noite ou ao amanhecer devem estar sempre preparadas para enfrentar neblina ao longo do percurso. O fenômeno, que aparece em questão de minutos, acontece por causa do choque de temperatura, principalmente em lugares próximos de lagos, represas ou mar, dificultando muito a visibilidade. Para evitar acidentes é importante ter algumas atitudes ao volante diante de um nevoeiro.

Leia mais sobre: Dicas para dirigir na estrada 

Tenha cuidado ao dirigir na neblina (Foto: Divulgação)

Atitudes durante a neblina que evitam acidentes

Não dirija se a neblina estiver muito forte e assim que ela baixar é importante reduzir a velocidade do carro e aumentar a distância em relação ao veículo da frente, pois se acontecer algo por conta da visibilidade comprometida, você consegue frear o automóvel com segurança. Acender os faróis baixos ou os especiais para neblina também é necessário. Evite ultrapassagens e nunca use os faróis altos, pois eles rebatem na neblina e aumentam a falta de visibilidade. Usar as marcações da pista ou as luzes traseiras do carro à frente para se guiar também ajudam a dirigir com segurança durante a cerração.

Neblina é muito perigosa, por isso exige cuidados (Foto: Divulgação)

Diferenças entre o farol de neblina e o normal 

O farol de neblina possui uma luz de cor branca e seu facho é mais curto e largo, iluminando melhor as laterais da estrada. A iluminação concentra-se acima dos 30 cm do solo (altura em que a neblina normalmente se forma, e tem alcance de 10 a 15 metros), por isso esse equipamento ajuda mais que os faróis normais, que são mais altos.

Saiba mais sobre: Dicas para pilotar moto com segurança

Atitudes preventivas para não ter problemas com neblinas 

Para evitar problemas ao se deparar com uma neblina na estrada, antes de sair de carro, confira se o sistema de iluminação do automóvel (faróis, lanternas e luz de freio) está funcionando corretamente e se as palhetas do limpador de parabrisa estão em bom estado. Também é importante saber qual serão as condições climáticas antes de pegar a estrada, acessando sites que disponibilizam informações sobre as condições do tempo.

Se a visibilidade estiver muito comprometida pare o carro em um posto e aguarde melhorar (Foto: Divulgação)

Redobre a atenção durante viagens em estradas com neblina

Quando você se vê envolvido por um nevoeis evite trafegar na faixa destinada a ônibus e caminhões, pois eles podem não te enxergar e causar um acidente. Para evitar que os vidros embacem, ligue o ar-condicionado, mantenha as janelas abertas ou ligue o sistema de ventilação interno do carro. Caso a neblina esteja muito forte, pare o veículo em um posto de serviços e espere a situação melhorar antes de prosseguir com a viagem.

Top