Navio naufragado há 70 anos desde 1941 foi encontrado com seu tesouro

Os destroços do navio mercante inglês SS Gairsoppa foram encontrados já há alguns dias, por caçadores de naufrágios. Uma fortuna estava a todo este…

Os destroços do navio mercante inglês SS Gairsoppa foram encontrados já há alguns dias, por caçadores de naufrágios. Uma fortuna estava a todo este tempo no fundo do mar, o tesouro foi avaliado em R$ 440 milhões.

A empresa americana Odyssey Marine é responsável pelo resgate desta grande fortuna em prata 200 toneladas. Nunca se tinha registrado uma quantidade tão grande de metais preciosos encontrado num naufrágio.

O navio mercante SS Gairsoppa, foi afundado pelos alemães em 1941 em plena II guerra mundial, perto da Irlanda, muitos dos tripulantes morreram só um sobreviveu dos 85, três deles conseguiram se salvar do naufrágio num bote salva vidas mas devido ao cansaço só um chegou vivo em terra firme.

O navio está a 4.700 metros profundidade a uns 500 kilometros da costa irlandesa, por estar nesta profundidade será muito difícil fazer o resgate do metal precioso, precisarão usar submarinos robôs, e a tentativa do resgate só será começada em 2012.

Claro que para variar o tesouro achado causou um impasse,  para se saber quem é o verdadeiro dono ou quem tem os direitos pelo valor encontrado, parece que estamos voltando no tempo e a caça ao tesouro está lançada.

No mundo todo tem uma enorme quantidade de mares prontos para serem vasculhados, imagine a quantidade de tesouros que deve ter nas profundidades das  águas.Tem até empresa especializada em busca de naufrágios, realmente deve ser um trabalho bem interessante, você não acha?

Veja mais sobre esta reportagem no site Publico.pt

Top