Naturopatia: entenda o que é

Naturopatia: entenda o que é

Para algumas pessoas, a naturopatia engloba conceitos bastante complicados e muitas vezes acaba sendo mal compreendida. Conheça melhor essa ciência, esclareça as principais dúvidas…

Por Editorial MDT em 19/09/2013

Para algumas pessoas, a naturopatia engloba conceitos bastante complicados e muitas vezes acaba sendo mal compreendida. Conheça melhor essa ciência, esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e entenda exatamente o que é a naturopatia.

A naturopatia ajuda a equilibrar o organismo. (Foto: divulgação)

O que é a naturopatia

A naturopatia é a cura através de métodos totalmente naturais, que podem envolver a alimentação, hidroterapia (tratamento com água), geoterapia (tratamento com argila), fitoterapia (tratamento com plantas) e muitos outros tipos de medicina alternativa.

É preciso tomar cuidado para não fazer confusão, pois para atuar na profissão de naturopata não é necessário ser médico, apenas terapeuta. A difusão da profissão é estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que nunca houve tanta saúde como na época em que existiam mais curandeiros.

O princípio da naturopatia

Ser um naturopata não é uma tarefa simples, pois a melhor maneira de desenvolver a naturopatia não é simplesmente realizando cursos e lendo livros. A maior parte do conhecimento é adquirida com a prática. O tratamento pode ser bastante trabalhoso, o que muitas vezes leva o paciente a pensar em desistir da terapia. Mas o final é compensador.

A hidroterapia busca a cura de doenças através de meios totalmente naturais. (Foto: divulgação)

A naturopatia no mundo

Bastante difundida entre países desenvolvidos, como a Espanha e Alemanha, berço de escolas e naturopatas famosos, como Louis Kuhne e Sebastião Kneipp, na América do Sul recebeu boa adesão na Nicarágua, El Salvador e Chile.

A naturopatia no Brasil

Apesar do crescente número de naturopatas no Brasil, atualmente a naturopatia ainda não é uma profissão muito popular no país. Pessoas mais interessadas podem encontrar clínicas naturopatas espalhadas em todo território nacional. Um erro bastante frequente é a confusão dessas clínicas com SPAs, que acaba estigmatizando e diminuindo a importância dessa ciência.

A primeira faculdade de medicina do Brasil, fundada em Salvador, na Bahia, contava com uma disciplina que ensinava sobre hidroterapia. Infelizmente, devido a questões políticas, a matéria acabou sendo retirada da grade definitivamente.

A hidroterapia é uma das formas de naturopatia. (Foto: divulgação)

A naturopatia é uma ciência que estuda a cura de doenças por métodos totalmente naturais. Apesar de parecer uma medida bastante radical para algumas pessoas, esse tipo de abordagem pode ser interessante, uma vez que o uso de cada vez mais remédios, além de dispendioso, pode desequilibrar o organismo e colocar a saúde em risco. Vale a pena ficar por dentro do assunto e conhecer mais sobre esse tipo de tratamento.

Top