Natação durante a gravidez: cuidados, benefícios

A prática de exercícios físicos durante a gestação que antecedem a chegada de uma nova vida pode apresentar benefícios tanto para a mãe quanto…

Por Editorial MDT em 04/09/2013

A prática de exercícios físicos durante a gestação que antecedem a chegada de uma nova vida pode apresentar benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. A natação está entre os exercícios mais indicados durante a gravidez. Saiba mais sobre o assunto e confira os cuidados e benefícios da natação.

A natação é um excelente exercício para a gestante. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Natação durante a gravidez

O número de gestantes que tentam praticar uma atividade física durante a gravidez é cada dia maior. Todos sabem que os exercícios físicos proporcionam vários benefícios para a saúde. Durante a gravidez não é diferente, a atividade física também favorece o desenvolvimento da criança e a saúde da mulher, ajudando a lidar com alterações fisiológicas que acontecem no corpo, assim como a imagem corporal.

Estudos mostram que a prática de exercícios físicos durante a gestação, favorece o ganho de menor peso, reduzindo o risco de parto prematuro, assim como a diabetes, melhorando a capacidade de oxigenação, diminuindo o estresse cardiovascular, que se reflete em uma frequência cardíaca menor e diminui a pressão arterial, tromboses e varizes.

A natação oferece muitos benefícios para a mãe e para a criança. (Foto: divulgação)

Benefícios da natação durante a gravidez

A natação é umas das atividades físicas mais indicadas para serem praticadas durante o período de gestação. O fato de ele ser feita no meio liquido faz com que o corpo da gestante recebendo diversos benefícios derivados das propriedades da água, isso contribuirá com a amenização de alguns incômodos comuns do período, dores lombares e inchaço.

Ao se exercitar em meio liquido, a gestante poderá ter uma sensação de maior segurança, já que no ambiente de risco de quedas e impactos acentuados é reduzido. Podendo trabalhar por inteiro o corpo, sem que haja riscos de lesões.

Porém, qualquer tipo de atividade física com as gestantes, é imprescindível a prescrição e a avaliação médica, assim como o comportamento deum profissional de educação física na realização dos exercícios. É importante que a gestação fique correndo dentro os padrões de normalidade.

Cuidados com a natação

  • O profissional deve ter cuidado para não cansar a gestante, com as atividades mais intensas.
  • Ingerir água ou líquidos constantemente, durante e depois da atividade física para que a gestante não passe por uma perda hídrica.
  • Evitar os exercícios de grande impacto e longa duração, assim como as mudanças bruscas de direção.
  • Trabalhar o equilíbrio na água de maneira lenta e gradativa.
  • A água deve estar no máximo 32 graus no inverno e 29 graus no verão, pois durante a atividade física e a temperatura corporal.

    Aposte nessa modalidade de exercício. (Foto: divulgação)

Durante a gestação é preciso saber como manter a forma. A natação é um dos exercícios mais indicados para a gestação, mas deve ser realizada com cuidado e sobre a orientação de um profissional especializado.

Top