Nanismo: o que é

PUBLICIDADE

Chama-se de nanismo quando uma pessoa tem altura muito inferior do que a média das demais pessoas de uma mesma população. As pessoas vítimas desse pequeno crescimento são chamadas popularmente de anões. Saiba mais sobre o assunto e veja as principais causas de nanismo.

Muitas pessoas sofrem com nanismo. (Foto: divulgação)

O que é nanismo

O nanismo é consequência de um problema hormonal que faz com que o corpo não cresça e tenha o seu desenvolvimento normal. Existem diversos tipos de nanismo. Essa doença genética está relacionada a glândula hipófise que faz com que as pessoas apresentem características especiais e fora dos padrões da população em geral, como baixa altura e atraso no desenvolvimento sexual.

Em muitos casos pode existir más formações na coluna, coração e problemas respiratórios que podem causar grandes complicações, levando o individuo à morte. Outro tipo de nanismo é a chamada acondroplasia, nela acontece a baixa altura, mas o corpo é desproporcional, com braços e pernas pequenas e cabeça grande. Além de mãos pequenas e largas e dedos curtos.

PUBLICIDADE
A nanismo pode ser tratado. (Foto: divulgação)

Tratamento para nanismo

Para o nanismo de origem hipofisário existe tratamento feito à base de hormônios do crescimento. Para a acondroplasia, somente alguns dos sintomas podem ser tratados, como o pé torto.

Em alguns casos de nanismo podem ser detectados durantes a gestação e podem ser tratados com medicações que melhoram o desenvolvimento ósseo. Em muitos casos, o problema só pode ser detectado e tratado na infância.

Como ocorre a evolução do nanismo

Alguns indivíduos que sofrem de nanismo desenvolvem a chamada hipertermia maligna, um aquecimento alto do organismo que pode piorar com alguns anestésicos. Em muitos casos, uma compressão dos órgãos pela estrutura óssea, pode ajudar a reduzir a expectativa de vida das pessoas.

Porém, muitos que sofrem de nanismo podem viver normalmente, como outra pessoa qualquer. Mesmo pais em estaturas normais podem gerar filhos com nanismo e nem todos os anões irão gerar filhos com nanismo.

PUBLICIDADE
A nanismo impede o crescimento. (Foto: divulgação)

O nanismo é um problema não tão comum que causa baixa crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. Ele pode estar relacionado com hereditariedade e outros fatores. Quanto mais cedo for detectado o nanismo, maiores serão as chances de tratamento e obtenção de resultados no crescimento. Fique de olho para os sinais de nanismo e procure o médico para avaliar o caso.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.