Música melhora a produtividade no trabalho

Élida Santos 28/11/2012 Bem Estar

A música é utilizada para despertar sentimentos nas pessoas. Alguns gostam de aproveitar o ritmo para dançar, cantar, chorar, emocionar alguém, recordar do passado ou sonhar com o futuro. Tem também aquele grupo de pessoas que usam a música como estímulo para uma atividade física, leitura e até para aumentar a produtividade no trabalho.

Leia mais sobre: 8 Aplicativos de Músicas para Iphone

 

Música faz bem para o corpo e para a alma (Foto: Divulgação)

Pesquisa comprova eficácia da música para o trabalho

Uma pesquisa realizada na Universidade de Miami (Estados Unidos da América) indica que ouvir música no trabalho pode melhorar e aumentar a produtividade do colaborador. O levantamento de evidencia e dados, feito com profissionais do setor de tecnologia, aponta que, em geral, aqueles que costumam escutar canções são contagiados pelo ritmo e terminam suas tarefas mais rapidamente, tendo ideias de modo mais dinâmico e com uma qualidade maior. De acordo com a pesquisa isso acontece porque o som melhora o humor.

“Quando você está estressado, pode tomar decisões de modo mais precipitado, porque está com um nível de atenção muito baixo. Quando seu humor está mais positivo, você pode analisar melhor as opções”, explicou Teresa Lesiuk, professora do departamento de musicoterapia da Universidade de Miami, responsável pelo levantamento de informações, que foram publicadas no jornal “The New York Times”.

Saiba mais sobre: 10 Dicas para Sempre Ganhar Pontos no Trabalho

 

A música faz bem para as pessoas, mas use-a com moderação (Foto: Divulgação)

Conhecimento é grande aliado da música para aumentar produtividade no trabalho

Escutar somente música não basta para aumentar a produtividade no trabalho, de acordo com os dados da pesquisa os funcionários com um certo nível de experiência na função apresentaram bons resultados com relação aos estímulos musicais. As pessoas mais novas no cargo acabaram se distraindo com a música e tendo queda na produtividade. Já quem era experiente demais não teve evolução ao fazer suas tarefas escutando música. A pesquisadora esclareceu que as pessoas com “experiência moderada” no trabalho foram as que mais se beneficiaram com o auxílio do som.

Música no trabalho deve ser moderada

Para que a música faça bem de fato durante o trabalho é necessário saber fazer uso dessa ferramenta. O som muito alto tira a atenção para as coisas que acontecem no ambiente, além de fazer mal para a audição. Ouça a música em uma altura moderada. Além disso, ficar o dia inteiro com os fones de ouvido não é indicado. Para que a música ajude na concentração é bom escutá-la de 20 a 30 minutos durante as atividades, sendo que as instrumentais são as melhores para isso.

Outros artigos

Rodonaves Transportes e Encomendas

10/11/2010

Rodonaves Transportes e Encomendas

A Rodonaves é uma grande empresa de transportes presente em todo o território nacional, incluindo em diversas cidades brasileiras. Realizando transportes e entre...

Ofertas de Cadeiras de Praia

25/01/2011

Ofertas de Cadeiras de Praia

Pra quem vai curtir uma praia nesse verão sem dúvidas não pode deixar de adquirir produtos como cadeiras especiais para a ocasião. Vamos disponibilizar info...