Música leva jovens a surdez

Música leva jovens a surdez, segundo estudo. Entre 5% e 10% das pessoas que fazem uso de instrumentos de reprodução de música portáteis, como…

Por Élida Santos em 10/03/2015

Música leva jovens a surdez, segundo estudo. Entre 5% e 10% das pessoas que fazem uso de instrumentos de reprodução de música portáteis, como por exemplo, os chamados iPod ou aparelhos de MP3, com o volume muito alto podem acabar sofrendo de perca permanente de audição ou outros danos à saúde auditiva, de acordo com especialistas da União Europeia (UE).

Música leva jovens a surdez (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Como prevenir a perda auditiva

Música leva jovens a surdez

Música leva jovens a surdez em maior quantidade do que pensamos. De acordo com os dados do Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados aponta que pessoas que escutam música mais de uma hora por dia da semana durante ao menos cinco anos seguidos com o volume alto (mais de 89 decibéis), acabam correndo o risco de ter problemas de surdez.

Escute música em volume baixo (Foto: Divulgação)

Padrão de segurança contra equipamento MP3 e similares

Na União Europeia, existe um padrão de segurança desses equipamentos que limita o nível do som dos aparelhos de som em 100 decibéis, mas existe uma crescente preocupação por causa justamente dos danos que são provocados pela exposição excessiva a esses dispositivos.

Aposte no equipamento correto (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Como conseguir aparelho auditivo de graça

Danos permanentes de audição

As pessoas que escutam música durante mais tempo do que o mencionado anteriormente correm o risco de sofrer a perca permanente da audição, que pode afetar entre 5% e 10% dos usuários desses equipamentos, ou seja, de 2,5 milhões a 10 milhões de pessoas. O assunto é muito grave e é caso de alerta no mundo todo, pois os jovens não levam a sério isso e buscam equipamentos que estão danificando a sua audição sempre.

Música alta pode acabar com a sua audição (Foto: Divulgação)

Equipamentos que podem ajudar a minimizar danos

Alguns equipamentos podem ajudar a minimizar os danos a audição. As pessoas devem optar por fones de ouvido externos, que ficam do lado de fora do ouvido e que acabam ajudando as pessoas a não terem males à saúde. Não escute um som muito alto, mesmo se for nesses equipamentos, pois pode trazer danos à saúde.

Top