Música clássica para bebês

Quando se fala em “efeito Mozart” logo vem a mente uma imagem de um bebê ouvindo música clássica. Segundo pesquisas, supõe-se que os pequenos…

Quando se fala em “efeito Mozart” logo vem a mente uma imagem de um bebê ouvindo música clássica. Segundo pesquisas, supõe-se que os pequenos que escutam músicas clássicas se tornam mais inteligentes. Saiba mais sobre a música clássica para bebês.

A música clássica ajuda a acalmar o bebê. (Foto: divulgação)

Música clássica

Um estudo publicado na revista Nature em 1993 apresentou um suposto efeito Mozart. A pesquisa realizada pela psicóloga francesa Rauscher, contou com 36 alunos que ouviram durante 10 minutos a sonata de Mozart, uma música clássica para relaxamento e silêncio. Os alunos que ouviram esse tipo de música tiveram desempenho significativo em relação aos demais.

Ainda não se conhece o motivo pelo qual a música clássica deixou de ser resultado para uma simples tarefa para ser estendido a inteligência, nem como passou a ser atribuído as crianças.

A música clássica é benéfica para a mãe e para o bebê. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de músicas para acalmar a mente 

Efeitos da musica clássica para bebês

A presença de música clássica para a criança nos primeiros anos de vida pode trazer resultados positivos aos seus sentidos e desenvolvimento geral. Segundo Bonnie Ward Simon, professor de música, uma empresa de multimídia de Washington produz CD de música clássica para crianças, é preciso que os sentidos sejam ativados desde cedo, seja oral, áudio-visual e outros.

Um estudo publicado pelo Ministério de pesquisa Alemã analisou uma relação entre a música e a inteligência, e concluiu que ouvir música clássica ou outros gêneros musicais, não nos torna mais inteligentes, porém vários estudos estão sendo feitos para analisar se essa influencia é verdadeira ou não.

O professor de clínica pediátrica do Novo México (EUA), Vitor Strasburger, afirmou que poucos sabem os benefícios intelectuais vindos da musica clássica para os bebês. O que se sabe é que ver televisão e vídeos infantis são danosas e não musicais.

Leia Também:  Dicas para evitar o mau hálito

Segundo Strasburger, se a mãe escuta músicas mais calmas, como as clássicas, a criança tende a ser mais calma. Os estudos ainda investigam a capacidade da música clássica na melhoria do sono dos bebês após o nascimento.

A música clássica pode ajudar também no sono do bebê. (Foto: divulgação)

Veja também músicas que acalmam bebês 

A música clássica é muito benéfica por ser em ritmo mais calmo e relaxante, tanto para a mãe quanto para o bebê. O que se saber sobre os benefícios da música clássica para o bebê é que ela possui efeito relaxante e calmante, porém estudos estão sendo feitos para avaliar seus possíveis efeitos para melhoria da inteligência dos pequenos.

Top