Museu da Educação e do Brinquedo de SP

Recordar os momentos de infância faz bem para todas as idades. Conhecer brincadeiras e brinquedos comuns no passado é uma experiência fantástica para qualquer…

Por Redacao em 14/08/2011

Recordar os momentos de infância faz bem para todas as idades. Conhecer brincadeiras e brinquedos comuns no passado é uma experiência fantástica para qualquer criança do século XXI. Tocar, ver e sentir cada detalhe da infância do século passado é uma sensação única. Tentar trazer este momento para muitos adultos e crianças é a missão principal do Museu da Educação e do Brinquedo da USP.

O museu pertence a Faculdade de Educação da Universidade do São Paulo, é um espaço cedido pela própria e busca manter viva a memória de brinquedos do século XX até os dias atuais. Quem visita o museu irá se deparar com diversos objetos que fizeram parte da vida de muitas pessoas, tais como bonecas e acessórios para casinha das décadas de 40 e 50, jogos, bonequinhos, vídeo-game e outros brinquedos da década de 80 etc., além de diversas fotografias que retratam momentos de brincadeiras e brinquedos das décadas de 20 e 40, coleções de livros e materiais pedagógicos, com os personagens e protagonistas que faziam parte da educação antiga, proporcionando conhecer diferentes momentos históricos, culturas e classes sociais.

O Museu da Educação e do Brinquedo conta uma exposição permanente chamada “O brinquedo e o brincar: possibilidades na conscientização de crianças e educadores sobre o papel no desenvolvimento humano e social”, que busca abordar a reflexão sobre o conceito de raças, gênero e condição social e proporciona uma releitura da relação entre a criança e o brinquedo, além de trazer um olhar crítico-reflexivo sobre o trabalho desenvolvido com o brincar, o brinquedo e com materiais pedagógicos. O principal objetivo da exposição é mostrar para o educador que é possível ensinar às crianças conteúdos históricos quanto políticos usando algo do interesse delas, ou seja, o brinquedo. Com a exposição a criança é capaz de abrir sua mente e chegar sozinha a diferenciações e questionamentos acerca dos temas propostos.

Pesquisadores, educadores, graduandos e grupos de escolas de primeiro e segundo graus e de educação infantil podem agendar uma visita monitorada no Museu da Educação e do Brinquedo de São Paulo com profissionais da própria faculdade que auxiliam a visita mostrando e explicando os principais pontos do museu, além de mencionar as histórias dos brinquedos e como funciona as brincadeiras. Junto à visita as crianças e adultos podem participar das oficinas com brincadeiras tradicionais, atividades com brinquedos e brincadeiras de roda.

Não deixe de visitar este fantástico museu e desfrutar das mais belas lembranças e fantasias infantis. A entrada para o museu é gratuita. O  Museu da Educação e do Brinquedo funciona de segundas, quartas e sexta-feiras das 13h30 às 16h30 e terças e quinta-feiras das 9h30 às 12h30, o museu fica na localizado na Av.  da Universidade, 308 em São Paulo, capital. Para fazer o agendamento de grupos basta ligar para (11) 3091-2352. Para mais informações acesse o site do museu em http://www2.fe.usp.br/estrutura/meb/index.htm.

Top