Musculação ajuda a combater doenças

As doenças afetam principalmente as pessoas vulneráveis e frágeis, com o sistema imunológico deficiente. A grande maioria dessas pessoas encontram-se na faixa etária dos…

As doenças afetam principalmente as pessoas vulneráveis e frágeis, com o sistema imunológico deficiente. A grande maioria dessas pessoas encontram-se na faixa etária dos 60 anos, os idosos estão muito mais fragilizados por causa da idade avançada.

Porém, pessoas que fazem musculação ficam com os músculos mais fortes e desenvolvem melhor a coordenação, não precisa ser dependente dos outros para poder se movimentar. Estudos comprovaram que a partir dos exercícios físicos, principalmente a musculação entre os idosos a principal causa de luxações e traumatismos nos ossos, a osteoporose estabilizou e em alguns casos até regrediu.

As academias hoje estão cada vez mais lotadas de idosos para praticar exercícios físicos, por recomendação medica. Existem clinicas que fazem convenio com academias para poder tratar melhor os seus pacientes e acompanhar a sua evolução.

Uma arma contra as doenças cardiovasculares

Nos últimos anos a musculação se tornou uma potente arma contra as doenças coronárias. Ela atua como prevenção ou tratamento dessas doenças. Muitas pesquisas apontam para o tratamento com musculação dês de que seja prescrito por medico e supervisionado de forma correta, apresenta efeitos benéficos que favorecem diferentes aspectos da saúde de vários indivíduos.

Sendo baseado no aumento da força muscular e na resistência, muitos especialistas passaram a aplicar a musculação como tratamento e base em exercícios físicos para pacientes com problemas cardíacos. Entre os benefícios estão: aumento da capacidade de realizar atividades na vida diária, aumenta a capacidade de resistência aos exercícios aeróbicos.

Também previne a perda de força proveniente em pessoas com idade avançada e também aquelas pessoas que se submetem a programas de emagrecimento. Pessoas que fazem musculação têm diminuído o risco de sofrer enfarto do miocárdio.

Leia Também:  O Masculino bem Feminino

Qualquer pessoa pode fazer musculação, é claro que deve ser acompanhado por um profissional para que saiba fazer o exercício da maneira correta, sem ficar com lesões da coluna.

Musculação como tratamento para idosos

Os idosos com o passar dos anos vão perdendo a força muscular comprometendo os movimentos, mas estudos comprovaram que a musculação melhora mais de 50% tonificando os músculos e devolvendo a agilidade nas articulações. As dores conseqüência da osteoartrose uma doença que caracteriza-se pelo desgaste das articulações, e a artrite reumatóide, também diminui e o paciente passa a ter melhora de vida. É comum entre os idosos as queixas com dores nas articulações e a dificuldade de fazer movimentos simples como sentar e andar.

Para proporcionar uma melhora nesses movimentos, à musculação é o melhor remédio, por isso os médicos estão recomendando para pacientes idosos e os que tiveram perda de peso significativa. A musculação devolve o tônus dos músculos melhorando muito a aparência, principalmente o músculo chamado de músculo do abano.

Hoje já foi comprovado que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga das articulações, diminuindo a dor e ainda recupera a amplitude dos movimentos. Como a procura dos idosos por tratamentos com musculação ampliou, já existe academias especializadas em tratamentos para idosos, acompanhando as limitações dos mesmos e se adequando a mais nova realidade.

Para pessoas que não tem dinheiro para frequentar uma academia e quer fazer musculação para melhorar além do seu condicionamento físico a sua saúde, pode fazer em casa, aproveitando os utensílios domésticos ou os alimentos. A melhor maneira é fazer em frente ao espelho para poder observar a postura correta na hora dos exercícios.

Top