Mural-collage: como fazer, fotos

Mural-collage: como fazer, fotos

A pintura é a forma mais comum de fazer o acabamento das paredes, porém existem formas mais criativas e de bom gosto para decorar…

Por Isabella Moretti em 25/05/2012

A técnica mural-collage permite colorir e dinamizar a parede da casa.

A pintura é a forma mais comum de fazer o acabamento das paredes, porém existem formas mais criativas e de bom gosto para decorar o espaço vertical. O mural-collage se destaca como uma opção bem interessante, pois permite personalizar o visual de cada cômodo e montar uma estética mais original.

O mural-collage procura valorizar as preferências de cada morador, além de autenticidade de cada ambiente. Jovens e crianças normalmente adoram trabalhar com esta técnica para decorar o quarto, tal como os adultos moderninhos que gostam de fugir um pouco (ou muito) do padrão.

Ao invés de recorrer à pintura básica e convencional com tinta acrílica, o mural-collage reveste a superfície de uma forma diferente e criativa. A técnica consiste em um tipo de colagem nas paredes, aproveitando as folhas de revistas, jornais e retalhos de tecido para fazer as composições.

Os estabelecimentos comerciais também podem ser decorados com a colagem.

As montagens elaboradas com o mural-collage são normalmente coloridas e repletas de gravuras diferentes. A inspiração para fazer os trabalhos pode vir dos artistas de colagem, ou seja, pessoas que possuem belíssimas obras formadas por um aglomerado de signos que se encaixam ou não.

Há várias vantagens em fazer mural-collage, como por exemplo, o desenvolvimento da criatividade, a economia na compra de materiais de construção e a liberdade de expressão. Esta estética personalizada também é útil para esconder imperfeições nas paredes.

A técnica de mural-collage não requer nenhum tipo de cola especial e pode ser aplicada em todos os tipos de parede. Quem pratica este método de customização recomenda o uso da cola vinílica, pois ela é resistente tanto ao frio como ao calor e também é econômica.

Não há regras para fazer as composições, mas é interessante que as paredes do quarto estejam sempre evoluindo, ou seja, contando com novas imagens que podem ser coladas sobre as antigas. Esta proposta resulta em um misto de gravuras bem interessante, além de imprimir novos conceitos na decoração.

Veja também: Decoração com posters – dicas

Como fazer mural-collage?

A colagem de imagens na parede traduz a personalidade do morador.

Com folhas de revistas
Recorte as imagens interessantes das revistas, que podem estar relacionadas aos ídolos, cenas de filme, ficção científica, atletas e carros. As informações visuais das revistas podem ser bem aproveitadas e render uma belíssima superfície personalizada.

Com jornal
Tire proveito sãs gravuras e do efeito preto/branco do jornal para fazer a sua colagem na parede.

Saiba mais: Decoração de parede com jornal

Imagens antigas
As fotos antigas ou mesmo as imagens de cenas de filmes antigos criam um delicioso clima retrô no ambiente.

Tecidos recortados
O mural-collage não precisa necessariamente ser feito com papéis, ele também pode ganhar forma através dos retalhos de tecidos, com várias cores e estampas. Uma outra sugestão interessante é recortar os bolsos das calças jeans e colar na parede.

Quadrinhos
Crie um clima Pop Art fazendo o seu mural-collage com imagens de quadrinhos encontradas nos HQs.

Fotos de mural-collage

Top