Mudanças na Prova do Enem

As Mudanças na Prova do Enem vem sendo aperfeiçoadas a cada edição do exame, que desde 2009 passou por uma reformulação completa e ganhou…

Por Redacao em 11/05/2015

As Mudanças na Prova do Enem vem sendo aperfeiçoadas a cada edição do exame, que desde 2009 passou por uma reformulação completa e ganhou uma estrutura mais sólida e hoje é referência no país, sendo considerado o maior vestibular. Quem faz o Enem não é avaliado apenas por números de questões acertadas ou erradas, mas sim por habilidades e competência desempenhadas acima da cada pergunta aplicada.

Mudanças na Prova do Enem (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Mudanças na Prova do Enem

Quem fez as mais recentes avaliações sentiu na pele as Mudanças na Prova do Enem a começar pela quantidade de perguntas, que saltou de 63 para 200 e hoje são 180.  O diferencial é a estrutura da prova e também a avaliação que é feito de cada candidato ao responder as perguntas.

Novo método

A matriz utilizada pelo Enem é o chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede a competência, o conhecimento e o comportado do estudante a partir de sua resposta. Adotado há 7 anos pelo MEC (Ministério da Educação), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) utiliza esse formato para dar uma nota mais justa de acordo com o grau de habilidade ou dificuldade em cada questão a ser respondida.

Leia mais informações sobre: Cursos Preparatórios Para O Enem 2015

Quantidade de erros ou acertos não é mais a base da avaliação do Inep (Foto: Divulgação)

Redação Enem

Apesar das novas mudanças na prova e nas questões, as exigências na redação continuam a mesma e a avaliação do conteúdo está se aprimorando. O objetivo é o mesmo com o exame inteiro, pois o perfil do aluno é detectado através da exposição dos seus pensamentos, da estruturação feita por ele na hora de escrever, pelos argumentos que jamais devem ferir os direitos humanos e também pelo seu conhecimento da língua portuguesa.

Redação é avaliada em cinco pontos importantes (Foto: Divulgação)

Enem 2015

A partir deste mês, quem quiser se inscrever para o maior vestibular do pais poderá fazê-lo no portal do Inep nos próximos dias. Depois do cadastro, o candidato deve ficar atento ao prazo de vencimento do boleto bancário da inscrição. O não pagamento da taxa implica na perda da vaga. Isso só não acontece aos candidatos que se enquadram na isenção da taxa, que deve ser pedida ao Inep na hora da inscrição online.

Leia mais informações sobre: Inscrição Para O Enem 2015

O estudante tem agora 5 cinco meses para iniciar a força tarefa dos estudos até o dia oficial de realização da prova, que ainda não foi divulgado pelo MEC, mas sabe-se que será no mês de novembro.

Novo recorde de inscritos deve acontecer na edição do exame de 2015 (Foto: Divulgação)

Já os gabaritos costumam ser divulgados até três dias depois do exame. Com um pouco mais de demora, é até para concisão da correção e devido ao número grandioso de inscritos, o Inep inicia a divulgação apenas no começo de dezembro o resultado individual do exame e o prazo se encerra nas primeiras semanas de janeiro do ano seguinte.

Top