Multa por videomonitoramento: como funciona?

Felipo Bellini 26/04/2022 Notícias

Hoje iremos falar sobre a multa por videomonitoramento. Você já conhecia esse tipo de multa, e como ela realmente funciona? Quem controla e aplica as multas?

Vamos saber também os cuidados para não ser multado por essas câmeras de vídeo monitoramento. Vamos lá!

Como funciona a multa de trânsito por videomonitoramento?

A multa por videomonitoramento funciona de forma simples e ágil e com ela os agentes de trânsito de forma remota ou seja do conforto de suas salas e sem ter um risco de represália, podem autuar carros que fazem bandalha, estacionam em local proibido, motoristas sem cinto entre outras infrações de trânsito.

Como funciona a multa de trânsito por videomonitoramento

Fonte/Reprodução: original

É cobrado que na multa seja descrito que foi feita por sistema de videomonitoramento remoto, para que o indivíduo ou o motorista tenha ciência de pôr onde foi feita e por que motivo foi autuado.

Lembrando que nessas condições caso a pessoa tente recorrer, o recurso vai ser quase sempre inútil, pois pelo fato de ter sido feito com câmera e que a via estava sinalizada claro, será visto que o indivíduo realmente cometeu a infração.

Quando a lei foi criada?

A lei foi criada primeiro em 2013, logo após foi suspensa pelo Conselho Nacional de Trânsito e só voltou a valer no início do mês de abril.

Como sei que fui multado por videomonitoramento?

A forma de verificar se foi multado ou não, continuam as mesmas ou ao receber a autuação, ou consultar o Nada Consta do seu veículo, tendo apenas a observação em cada multa de qual delas foi feita por agente físico e qual delas foi feita por um agente remoto que trabalha em uma sala.

Quais cuidados tenho que tomar para não ser multado por vídeo?

Para que as multas de trânsito não venha, sejam elas por vídeo ou por outra forma, devemos cumprir as regras de trânsito e prestar bastante atenção, pois algumas vezes não vemos uma sinalização, caso ela esteja mal posicionada ou até mesmo escondida por galhos ou algo que foi posto na frente, mas devemos sempre prestar bastante atenção, pois é a única forma de impedir que esse sistema venha a te multar e não cometer infrações.

Quais cuidados tenho que tomar para não ser multado por vídeo

Fonte/Reprodução: original

Contudo, temos que salientar que as câmeras não têm uma visão tão ampla ou tão nítida do interior do carro, sendo assim raramente haverá multas relacionadas ao uso de telefone com a direção ou até mesmo a falta do cinto, mas lembre-se nenhuma dessas atividades devem ser encorajadas, pois todas elas não são apenas infrações de trânsito e também um risco para suas vidas.

Quem controla as câmeras de videomonitoramento?

Como dito acima, as câmeras de monitoramento são controladas por operadores remotos, preparados para fazer avaliação e verificação de seu veículo durante seu trajeto e assim eles verificam se houve ou não alguma infração.

Nesse artigo você pode ver de forma simples e em palavras populares como funciona o sistema de monitoração de trânsito remoto, conhecido antigamente nas rodovias como Pardal.

Vimos como ele funciona e até onde vai o seu alcance de forma exemplar para nos precaver e para não ser multado e também vimos como verificar se a multa foi feita por um agente físico ou por um agente remoto.

Outros artigos

Como Montar uma Loja Virtual de Sucesso

18/07/2011

Como Montar uma Loja Virtual de Sucesso

Se você quer criar um negócio e não sabe por onde começar, que tal essa dica: a internet. As comprar online crescem em proporções assustadoras a cada ano e são excel...

Filme Quem Quer Ser Um Milionário?

27/03/2011

Filme Quem Quer Ser Um Milionário?

O filme “Quem quer ser um milionário?” é ganhador de 8 Oscars, e desbancou “O curioso caso de Benjamin Bouton”. A história indiana é simples e se baseia em um jo...