Mulheres gastam em média 17 anos durante a vida fazendo dieta

Mulheres gastam em média 17 anos durante a vida fazendo dieta

Não é novidade o fato de que as mulheres vivem preocupadas com a aparência e estão sempre controlando a alimentação. Entretanto, uma pesquisa realizada…

Por Isabella Moretti em 04/10/2012

Não é novidade o fato de que as mulheres vivem preocupadas com a aparência e estão sempre controlando a alimentação. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Diet Chef revelou que elas gastam em média 17 anos durante a vida fazendo dieta.

Mulheres chegam a realizar em média duas dietas por ano. (Foto:Divulgação)

A busca pelo corpo perfeito

A empresa britânica, responsável por desenvolver o estudo, descobriu que o público feminino resolve fazer dieta pelo menos duas vezes por ano. A quantidade de quilos eliminados varia de acordo com o programa alimentar adotado pela mulher, mas em média o emagrecimento é de cinco quilos por dieta.

A pesquisa da Diet Chef também chegou a uma conclusão bastante curiosa: se uma mulher começa a fazer dieta aos 18 anos, ela perderá aproximadamente nove vezes o peso do seu corpo, ao somar os resultados do emagrecimento ao longo da vida.

Apesar de a mulher chegar a gastar 17 anos da sua vida fazendo dieta, ela não é adepta a uma reeducação alimentar prolongada. De acordo com o estudo, menos de 1% das participantes foram capazes de fazer um programa de emagrecimento com duração de 12 meses. Constatou-se também que um terço conseguiu manter uma alimentação equilibrada e controlar o peso durante o período de seis meses após o fim da dieta.

O programa de emagrecimento normalmente tem curta duração. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Dieta – Mitos e Verdades

Motivos para o emagrecimento

Além de avaliar a duração da dieta para perder peso, a pesquisa também procurou descobrir quais os motivos que levam uma mulher a querer emagrecer. De acordo com os dados, 52% das participantes perder os quilinhos a mais para entrar nas roupas. O segundo maior estímulo da reeducação alimentar é para eliminar os pneuzinhos aparentes.

Os pesquisadores da Diet Chef descobriram que o público feminino é adepto às dietas radicais, ou seja, aquelas que propõem uma reeducação alimentar severa para obter resultados visíveis em pouco tempo. Também foi notado através do estudo que existem ocasiões em que a procura por programas de emagrecimento aumenta, como é o caso dos feriados ou grandes eventos.

52% das mulheres fazem dieta para entrar nas roupas. (Foto:Divulgação)

As participantes da pesquisa também relataram as razões para abandonar uma determinada dieta. Entre os argumentos mais usados, estão: o amor pela comida ‘boa’, o preço alto dos alimentos saudáveis e a falta de força de vontade.

Segundo Kevin Dorren, um dos principais responsáveis pela pesquisa da Diet Chef, a mulher emagrece com mais facilidade quando possui um objetivo, como por exemplo, uma ocasião especial na qual deseja melhorar a aparência. Entretanto, para ficar em forma, é necessário que exista um comprometimento real.

Veja também: Como fazer uma dieta corretamente

Top