Mudanças Previstas para Vestibular Fuvest

Mudanças Previstas para Vestibular Fuvest

Em 2009 a Universidade de São Paulo – Usp descontente com o número de inscrições para o vestibular da Fuvest que comparado aos últimos…

Por Redacao em 08/04/2011

Em 2009 a Universidade de São Paulo – Usp descontente com o número de inscrições para o vestibular da Fuvest que comparado aos últimos 11 anos foi de menor índice de inscrição resolveu repensar na suas exigências e procurar de alguma forma facilitar o vestibular para os alunos das escolas públicas.

Elaborou um documento preparado por representantes da reitoria e de algumas unidades apresentando uma nova proposta para o conselho de Graduação da instituição, as novas mudanças se implicavam na primeira fase do exame para que deixasse de contar pontos para a nota final e na segunda etapa para que passassem a incluir questões de todas as disciplinas, a Usp afirma com tal mudança pode-se diminuir a influencia do preparo em cursinhos pré-vestibular e passem a investir em treinamentos intensivos para que o aluno tenha capacidade de lidar com provas objetivas, visto que muitas vezes não são de acesso fácil para os estudantes mais carentes.

Passado dois anos que tais mudanças aconteceram à universidade de São Paulo- USP quer fazer novas modificações para o próximo vestibular desse ano de 2011 e apresenta nova proposta ao Conselho de Graduação.

A proposta fui elaborada sob a coordenação da pró-reitoria de graduação da universidade de São Paulo onde tais profissionais passaram alguns meses reunidos discutindo a melhor forma de mudar, a pró-reitora declara que mudanças no vestibular são necessárias e prioritárias, eles querem modificar ou terminar com o bônus automático de 3% na nota que os estudantes de escolas públicas têm direito  através do programa de inclusão chamado Inclusp implantado em 2009, medidas estas que atingirá todo o sistema do vestibular.

A Fuvest analisou o modelo atual e o considerou ineficaz baseando-se no desempenho dos candidatos, visto que esse modelo foi adotado com a finalidade de exigir formatação genérica dos alunos, mas tais mudanças precisam ser aprovadas até maio para poder entrar em vigor nas provas aplicadas pela Fuvest.

Quanto ao Inclusp nessa quinta feira dia 31/03 foi aprovado pelo conselho de graduação o fim do bônus automático de 3% na nota para os alunos de escolas públicas, os alunos se quiserem adquirir pontos a mais para a nota do vestibular terão que aderir ao programa de avaliação seriada da Usp chamado Pasusp.  Eles não mexeram no bônus por desempenho no vestibular de até 6% para todos os candidatos calculados com base nos pontos da Fuvest.

O Pasusp vai ser aplicado na primeira fase de vestibular em substituição á provas em separado que eram feitas até agora, o programa Pasusp vai beneficiar também os alunos de segundo ano do ensino médio que participarem do vestibular eles receberão até 5% de bônus na nota do vestibular dependendo do seu desempenho, e se tornarem a participar do exame no terceiro ano do ensino médio o Pasusp acrescenta até 10% de bônus novamente em sua nota no vestibular, mas que fique claro essa bonificação e calculada com base na primeira fase da Fuvest.

O Pasusp esta causando polemica, pois se formos transformar essa porcentagem em pontos ela significará um acréscimo de três á quatro pontos na nota do vestibulando e em muitos casos isso não significa nada sendo então considerado por muitos coordenadores de cursinhos um sistema ilusório.

Segundo uma fonte que prefiro preservar o nome publicou algumas medidas  de devem  ser  novamente  votado pelo conselho de Graduação da Usp,  algumas  mudanças previstas para o vestibular é na diminuição das questões das provas feitas na segunda fase e outra hipótese é uma modificação no tempo para a realização da prova, mas não especificadas se este será para mais ou para menos, aumento da nota mínima de corte da primeira fase – de 22 para 27 pontos, entre outros, uma parte do documento foi aprovado mas outra parte voltou a ser discutida até possam chegar a um consenso que seja bom para todos.

Mas caro vestibulando enquanto as decisões não forem publicadas oficialmente elas estão sujeitas a modificações, só resta ao caro leitor (a) ficar atento as noticias e aguardar.

Entre no link e fique sabendo sobre os último acontecimentos: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,propostas-para-a-fuvest-serao-refeitas,700335,0.htm.

Top