Mudanças no ENEM 2013: 2 dias de provas

A presidente da República, Dilma Rousseff, já declarou diversas vezes que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é bom, mas pode melhorar. Visando…

Por Élida Santos em 03/02/2012

O Exame Nacional do Ensino Médio terá duas provas no ano de 2013 (Foto: Divulgação)

A presidente da República, Dilma Rousseff, já declarou diversas vezes que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é bom, mas pode melhorar. Visando essa mudança positiva  o Governo Federal divulgou que em 2013, os estudantes poderão visualizar as redações corrigidas online, por meio do site do Ministério da Educação (MEC). Isso porque as notas dos textos deram o que falar, já que muitos candidatos sentiram-se lesados, por receberem uma avaliação aquém do esperado.

Outra mudança, que deveria já ter acontecido neste ano, é a prova duas vezes por ano. Desde 2009 o Enem acontece em dois dias diferentes, contendo avaliações de disciplinas distintas em cada etapa. Este ano, estavam previstos dois processos de testes em datas diferentes, sendo um ao meio do ano e outro mais para o final. O primeiro exame do ano seria aplicado em janeiro, porém foi adiado. Para 2013 a presidente garante que essa mudança acontecerá.

O Enem axilia os estudantes na conquista de bolsas de estudo (Foto: Divulgação)

A intenção é ampliar as chances de cada estudante ingressar na universidade no mesmo ano, sem ter que esperar por mais 12 meses para tentar atingir a média suficiente para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usam a nota do Enem como parâmetro de distribuição de bolsas de estudo.

Cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio

A prova acontecerá em novembro (Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC), divulgou na tarde do último dia 20 de janeiro, que o Enem que aconteceria no primeiro semestre desse ano foi cancelado. Uma portaria do dia 18 de maio de 2011 havia estabelecido que, a partir de 2012, a avaliação seria realizada duas vezes por ano.
A mesma portaria havia mencionado que a data da primeira edição do Enem iria acontecer nos dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição da avaliação só deveria ser anunciada depois que a primeira fosse concluída. Com a anulação do Enem de abril os estudantes terão de aguarda a edição que deveria ser a segunda do ano, que vai acontecer em novembro, nos dias 3 e 4.

Top