Mudanças no Enade 2012

PUBLICIDADE
A partir deste ano, o Enade terá novas regras.

Criado em 2004, para substituir o antigo Exame Nacional de Cursos (Provão), o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é aplicado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) com o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Superior no país.

Neste ano, ele sofrerá algumas modificações, conforme anunciou na última terça feira (13/03) o atual Ministro da Educação, Aluizio Mercadante. A previsão é de que as novas regras comecem a valer a partir do dia primeiro de julho.

As alterações incluem, entre outras coisas, a participação de estudantes que estão no penúltimo semestre de graduação. Até o ano passado, a prova era aplicada apenas aos universitários em fase de conclusão do curso superior.

PUBLICIDADE
Agora, também participam do exame estudantes do último semestre da graduação.

Entre as áreas que serão avaliadas pelo Enade, estão as de bacharel em Ciências Contábeis, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Administração, Psicologia, Relações Internacionais, Design, Direito, Turismo e Secretariado Executivo.

Já entre os cursos com diploma de Tecnólogo, participarão do exame os de Logística, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial. Destaque também para a área de Comunicação Social, que será dividida em subgrupos para que componentes específicos de cada setor possam ser mais bem avaliados.

Neste ano, estão isentos da obrigatoriedade de fazer o Enade os estudantes dos cursos que acabamos de citar que forem colar grau até o dia 31 de agosto de 2012 ou estiverem matriculados em atividades extra-curriculares fora do país no período correspondente ao da aplicação da prova.

Não precisam participar do exame alunos que vão colar grau até o dia 31 de agosto ou que estão matriculados em atividades no exterior.

As inscrições para o exame vão do dia 16 de julho a 17 de agosto. É importante destacar que as instituições que não efetuarem a inscrição dos estudantes habilitados dentro dos prazos pré-definidos poderão ter o seu processo seletivo para seus respectivos cursos suspenso.

PUBLICIDADE

Lembrando, novamente, que a aplicação do exame tem o objetivo de rankear as instituições de Ensino Superior. Deste modo, é importante encarar a prova com seriedade, pois os resultados obtidos servem para identificar as deficiências de sua formação. Mas, frisando que a avaliação do MEC também se baseia em outros critérios, como a infra-estrutura das universidades, qualidade dos professores etc.

Provavelmente, a prova do Enade 2012 deve ser aplicada no mês de novembro, como nas edições anteriores. Ou seja, você ainda tem tempo para se preparar e alcançar os resultados que deseja.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.