Mudança de escola: como adaptar as crianças

Saiba mais sobre mudança de escola: como adaptar as crianças. Mudar de colégio nem sempre é tarefa fácil, afinal, o novo ambiente pode parecer…

Saiba mais sobre mudança de escola: como adaptar as crianças. Mudar de colégio nem sempre é tarefa fácil, afinal, o novo ambiente pode parecer assustador e estranho para o aluno recém-matriculado. Leia a matéria e confira dicas para enfrentar essa etapa.

Mudança de escola: como adaptar as crianças. (Foto Ilustrativa)

Mudança de escola: como adaptar as crianças. (Foto Ilustrativa)

Quando a criança muda de escola, ela se depara com uma série de novidades: novas regras, novos horários, novos professores e novos amiguinhos. Para que a fase de mudança não seja tão difícil, os pais devem ajudar os filhos a superar o medo e a insegurança.

☰ CONTEÚDO

Mudança de escola: como adaptar as crianças

Veja a seguir algumas dicas sobre mudança de escola: como adaptar as crianças:

Converse muito com a criança

Os pais devem conversar muito com o filho, explicando os motivos para a mudança de escola e como o novo “ambiente” pode ser legal. Esse diálogo faz com que a criança adquira mais segurança e também torna a adaptação mais fácil.

Leve a criança para conhecer a escola

Antes de tomar qualquer decisão, leve a criança para conhecer a escola. (Foto Ilustrativa)

Antes de tomar qualquer decisão, leve a criança para conhecer a escola. (Foto Ilustrativa)

A criança sente medo e estranhamento quando não conhece a nova escola. Para evitar esses sentimentos, os pais devem levá-la para uma visita ao local antes da matrícula. Visitar o novo ambiente também é uma ótima estratégia para que o pequeno possa se familiarizar as pessoas que trabalham ali.

Envolva a criança na escolha

A nova escola não deve ser imposta. É preciso envolver a criança no processo se escolha e valorizar a opinião dela.

Continuar Lendo  5 dicas para ficar mais atraente em 2016

Respeite a adaptação

Cada criança encara a fase de adaptação de uma forma. Alguns alunos estranham no primeiro dia, mas logo fazem amigos e começam a gostar do novo ambiente. Já outros ficam incomodados com a mudança durante semanas.

Os psicólogos afirmam que o período de adaptação pode durar até 3 meses. Depois desse período, se a criança ainda estiver apresentando baixo rendimento escolar ou dificuldades de socialização, é necessário procurar o coordenador da escola.

Peça ajuda ao professor

Se for necessário, peça a ajuda do professor. (Foto Ilustrativa)

Se for necessário, peça a ajuda do professor. (Foto Ilustrativa)

O professor desempenha papel essencial no processo de adaptação, portanto, vale à pena ter uma conversa com ele e pedir ajuda. De repente, o educador pode observar alguma situação que está incomodando a criança em sala de aula, como o bullying.

Agora você já sabe tudo sobre mudança de escola: como adaptar as crianças. Coloque as dicas em prática e torne esse momento mais fácil na vida do seu filho. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre crianças.

 

Top