Móveis que não podem faltar na sala de estar

A decoração da sala de estar requer planejamento para valorizar as necessidades dos moradores e favorecer a proposta de convívio. Considerada a área social…

Por Isabella Moretti em 18/04/2012

Uma sala de estar confortável e receptiva tem os seus móveis bem distribuídos.

A decoração da sala de estar requer planejamento para valorizar as necessidades dos moradores e favorecer a proposta de convívio. Considerada a área social mais importante da casa, a sala necessita de móveis que garantam a acomodação das pessoas, tanto daquelas que vivem na residência como também daquelas que estão visitando.

Ao decorar a sala de estar, é essencial criar um clima agradável e receptivo. O estilo de decoração escolhida não pode criar a sensação de cansaço facilmente e nem desvalorizar o espaço. Qualquer tipo de exagero deve ser contido para não comprometer o equilíbrio e harmonia do ambiente.

Antes de sair às compras para adquirir móveis para a sala de estar, é importante ter definido em mente qual o estilo que predominará no cômodo. Conhecer as medidas do ambiente que será decorado também é essencial para adquirir elementos proporcionais.

A escolha dos móveis na sala de estar

O sofá desempenha papel de protagonista na sala.

Com relação à estética, os móveis escolhidos para a sala devem manter uma combinação entre si.  O design pode apresentar traços semelhantes e o mesmo se aplica as cores e materiais. No caso de faltar espaço, recomenda-se o uso de apenas móveis básicos para decorar.

Numa sala pequena não dá para acrescentar muitos itens mobiliários, afinal, isto atrapalha a circulação dos moradores. Desta forma, é recomendado dar preferência aos móveis essenciais, ou seja, aqueles que são indispensáveis para a funcionalidade de uma verdadeira sala de estar.

O móvel que não pode faltar na da sala é o sofá, por isso a decoração do cômodo normalmente começa a partir dele. A peça deve ser proporcional ao espaço, combinar com o estilo da decoração e ser posicionada de modo que otimize o layout. Sendo o sofá um elemento chave na decoração, ele deve apresentar estrutura resistente, ser macio e, em consequência, confortável.

O sofá não é suficiente para uma sala moderna e receptiva, por isso é necessário acrescentar no espaço outros itens mobiliários. Para inserir a televisão no ambiente, é necessário contar com algum tipo de suporte, função esta desempenhada pelo rack ou estante. Para aumentar o número de lugares para se sentar na sala, vale combinar poltronas e pufes ao conjunto de sofá.

Alguns itens considerados secundários também são importantes.

Alguns móveis considerados secundários na decoração podem completar o visual da sala de estar, como é o caso da mesa de centro. Esta peça atua como elemento central do cômodo e serve de suporte para um enfeite e outros itens usados na sala. Outras peças que desempenham papel parecido são a mesa de canto e aparador.

Com os móveis adequados a sala de estar se torna um ambiente aconchegante e elegante.

Top