Usar móveis planejados é uma mão na roda para quem tem pouco espaço e quer investir em uma decoração moderna e funcional, feitos por medida, os móveis planejados não ocupam muito espaço, são de fácil instalação e ficam em posições ideais que ajudam no trabalho do dia a dia, especialmente na cozinha com armários embutidos, por exemplo.
A cozinha é o local onde mais se faz móveis planejados por ser uma área da casa onde a funcionalidade precisa existir e o número de eletrodomésticos é maior e a bagunça costuma reinar. Os móveis de cozinhas planejadas podem ser feitos com madeira, MDF. MDP ou aglomerado, que é o mais tradicional.
Outras vantagens dos móveis planejados
– Iluminação – é possível mudar a iluminação e permitir maior qualidade das luzes que são refletidas e que também podem estar embutidas no teto ou atrás dos armários.
– Funcionalidade – utensílios como facas, garfos e colheres podem ser guardados diretamente em gavetas que ganham formas especiais para armazená-los.
– Esconder eletrodomésticos – equipamentos como micro-ondas, fogão e até mesmo a geladeira podem ficar integrados aos móveis de forma que não fiquem isolados. Eles também podem ficar completamente escondidos em portas ou tampos feitos do mesmo material da bancada e dos armários, ao abrir se tem acesso aos equipamentos, gerando surpresa e expectativa nos convidados. Uma decoração bem diferente!
Cuidados necessários
Se o material usado for MDF, tenha alguns cuidados básicos:
– Na área dos quartos tenha cuidado para que os raios solares não incidam diretamente sobre os móveis, eles podem danificar a cor original o móvel.
– Água deve ser evitada nos móveis, jamais estenda toalhas molhadas, até mesma a umidade pode causar danos.
Na área da cozinha
– Na cozinha, não é recomendado que se apoie panelas, assadeiras ou outros utensílios quentes em cima dos tampos.
– Ao cortar alimentos, use tábuas protetoras por higiene e para que não danifique a estrutura dos móveis planejados com riscos permanentes.
– Nunca permita que crianças subam nas gavetas abertas ou se apoiem para alcançar um nível superior.
Limpeza
– Para retirar manchas utilize um pano limpo umedecido com sabão neutro e um pouco de água. Outra opção é usar álcool e água secos com um pano macio e passados na superfície levemente como se estivesse lustrando. Se for usar lustra-móveis, tenha atenção para que seja do tipo à base de silicone incolor.