Móveis de madeira para área externa

Para receber bem os amigos em casa ou desfrutar de momentos de conforto no verão, muitas pessoas resolvem mobiliar a área externa da residência.…

Por Isabella Moretti em 28/01/2013

Para receber bem os amigos em casa ou desfrutar de momentos de conforto no verão, muitas pessoas resolvem mobiliar a área externa da residência. Este espaço pode ser formado por varanda, piscina ou até mesmo jardim.

Os móveis de madeira reforçam o contato com a natureza na área externa. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como escolher móveis para área externa

Dicas para mobiliar a área externa

Na hora de escolher os móveis para decorar a área externa, é importante considerar alguns fatores para comprar produtos apropriados e que reconheçam as necessidades desse lugar da casa.

Diferentes móveis são capazes de criar uma atmosfera de conforto e tranquilidade na área externa, como é o caso do conjunto de mesa e cadeiras, da namoradeira, da espreguiçadeira e dos bancos. A mobília escolhida para compor o ambiente também deve dialogar com a natureza presente no espaço externo, ou seja, com os elementos paisagistas.

Os móveis para área externa proporcionam dias gostosos ao ar livre, no entanto, eles estão mais vulneráveis a ação do clima. Se o material usado para a fabricação das peças não for de boa qualidade, a mobília acaba sendo afetada pelo excesso de sol, chuva, vento e maresia.

Móveis de madeira na beira da piscina. (Foto:Divulgação)

Os especialistas recomendam o uso de móveis de alumínio ou feitos de tramas (vime, junco, rattan ou fibras) para decorar a varanda, o jardim e a beira da piscina. No entanto, nem todas as pessoas possuem condições financeiras para investir em itens mobiliários fabricados com estes materiais, por isso acabam optando por aquilo que é comum no mercado moveleiro: a madeira.

Móveis de madeira para a área externa

Os móveis de madeira podem ser usados para decorar a área externa da casa, mas é necessário tomar alguns cuidados para escolher itens resistentes e duradouros.

Em primeiro lugar, as peças de madeira devem receber um tratamento especial antes de serem instaladas em um espaço ao ar livre. Muitos moradores optam pela vitrificação dos itens mobiliários. Também é possível realizar a aplicação da resina natural ou de uma camada acrílica para proteger os móveis externos de madeira.

Os móveis de madeira para área externa necessitam de um tratamento. (Foto:Divulgação)

Se o móvel de madeira não vir tratado, existe a possibilidade de contratar a mão de obra de um marceneiro para executar este tipo de serviço, tornando o material da mobília resistente a sol e chuva.

Alguns tipos de madeira são mais usados para fabricar móveis externos, devido à resistência e a durabilidade. Entre eles vale ressaltar: cumaru, massaranduba, carvalho, peroba-rosa e eucalipto. Para intensificar a proteção da mobília do jardim, da varanda ou da piscina, os moradores podem apostar na instalação de um ombrelone, que funciona como uma cobertura.

 Veja também: Dicas para cuidar dos móveis da varanda

Top