Móveis de madeira: como conservar

Os móveis atuam como verdadeiros protagonistas da decoração, mas eles devem ser bem cuidados para não sofrer danos. Para conservar a mobília de madeira,…

A limpeza é um fator que ajuda na conservação.

Os móveis atuam como verdadeiros protagonistas da decoração, mas eles devem ser bem cuidados para não sofrer danos. Para conservar a mobília de madeira, os moradores devem evitar produtos que possam comprometer a aparência da madeira ou até mesmo do acabamento que a peça recebeu.

Além de saber como limpar o móvel corretamente, também é importante evitar a exposição das peças a fatores climáticos capazes de comprometer o material. O cuidado deve ser ainda maior com a mobília de madeira que decora os espaços externos da casa, como jardim e área de lazer.

A madeira pode ser material resistente, duradouro e prático, mas não é capaz de suportar todo tipo de carga. Quando os moradores não respeitam os limites de cada móvel, também podem acabar afetando a peça e interferindo na conservação.

Leia mais: Madeira – como conservar, cuidados

A conservação da mobília de madeira

Os móveis externos necessitam de proteção reforçada.

Confira a seguir algumas dicas para manter os móveis de madeira conservados e aumentar a durabilidade de cada peça.

1. Os móveis, na maioria das vezes, precisam suportar peso. Mas, para não acabar afetando a estrutura e fazendo a madeira vergar, é necessário evitar cargas pesadas sobre ou dentro do móvel. A distribuição do peso também precisa ser balanceada para evitar que alguma parte da peça acabe cedendo.

2. A limpeza do móvel depende do tipo de tratamento que recebeu a madeira, mas em geral a primeira etapa consiste na remoção da sujeira e poeira com um pano úmido e detergente neutro. A peça encerada deve ter o seu brilho renovado com o lustra-móveis, mas não com uma cera que possa causar o ressecamento do material.

No caso da madeira pintada, é recomendado evitar óleos e ceras porque danificam o acabamento, sendo mais indicado remover a sujeira com aspirador de pó. A limpeza da madeira envernizada permite o uso de lustra-móveis líquido, mas a cera sólida ajuda a deixar o acabamento mais bonito. Use uma luva de algodão para limpar e não deixar marcas de impressões digitais ao encerar com um pano macio.

Veja também: Dicas para cuidar dos móveis da varanda

O manuseio precisa ser feito com cuidado.

3. A conservação dos móveis de madeira também depende da forma como as peças são manuseadas no dia a dia. As portas e gavetas não podem ser forçadas, caso contrário elas se rompem com facilidade e obrigam a levar o móvel ao conserto. Ao exercer força em mecanismos como a dobradiça, a peça acaba cedendo facilmente.

4. Outro aspecto que contribui para a conservação da mobília é o posicionamento dentro de casa. Apesar do madeiramento ser resistente, o material não pode sofrer exposição direta aos raios solares, caso contrário será afetado pelo escurecimento. O calor excessivo também faz com que a madeira comece a entortar.

5. Os móveis de madeira não se adaptam aos ambientes com muita umidade, por isso eles devem ficar longe do contato com a água.

Seguindo as dicas acima os móveis de materiais ficarão bonitos e conservados por muito mais tempo.

 

Top