Motivos que podem levar a suspensão de bolsa do Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004 e tem como público-alvo os estudantes com renda familiar per capta de até um salário…

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004 e tem como público-alvo os estudantes com renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2013). O projeto também oferece bolsas parciais, que são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro do ano que vem) por pessoa.

Leia mais sobre: Inscrições para o ProUni

O Prouni existe para atender membros de famílias de baixa renda e professores da rede pública (Foto: Divulgação)

Motivos que podem levar a perca da bolsa do Prouni

Depois de conquistar o benefício é necessário ficar atento para não ter a bolsa suspensa. O primeiro erro cometido pelos estudantes quando tentam o ingresso na universidade por meio do Prouni é mentir na avaliação socioeconômica. Se a fraude for descoberta pela instituição de ensino superior ou pela fiscalização do Prouni a pessoa perde a bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos e fica vetada em demais processos de seleção de gratuidade ou qualquer outro beneficio para ingresso em universidades.

Saiba mais sobre: Inscrições ProUni 2012

As inscrições do Prouni nesse segundo semestre de 2012 ainda não estão abertas (Foto: Divulgação)

Confira abaixo outros motivos que podem levar a perca ou suspensão da bolsa do Prouni:

– Aumento na renda que ultrapasse as determinações do Prouni;

– Conquista de outra bolsa de estudos no ensino superior por outro projeto;

– Ingresso em universidades públicas durante o uso da bolsa Prouni;

– Matrícula em cursos superiores privados em qualquer outra instituição.

Como se inscreve no Prouni?

Para poder se inscrever no Prouni é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Além disso, o estudante precisa ter obtido uma nota na avaliação acima 400 pontos, sendo que a redação necessita estar acima da média nacional. Na edição do segundo semestre de 2012 456.973 candidatos se inscreveram para concorrer a 90.311 bolsas pelo Programa Universidade para Todos, sendo que 52.487 dessas vagas são integrais e 37.824 de 50% de abatimento da mensalidade, em 1.316 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades, em todo o país.

Continuar Lendo  Cartão Compre Bem - Como Solicitar, Vantagens

Além de ter feito o Enem e de ter bons resultados o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em ter sido bolsista (100%) em alguma escola particular. Professores da rede pública de ensino básico que estejam concorrendo a bolsas em cursos de pedagogia, de licenciatura ou curso normal superior não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam lecionando em suas respectivas vagas. As inscrições no Prouni são realizadas por meio do site http://siteprouni.mec.gov.br/.

Top