Motivos para trabalhar em uma empresa familiar

Motivos para trabalhar em uma empresa familiar

É muito provável que durante a sua vida, você receba alguma proposta para trabalhar em uma empresa com sua família. Muito se fala sobre…

Por Editorial MDT em 25/09/2013

É muito provável que durante a sua vida, você receba alguma proposta para trabalhar em uma empresa com sua família. Muito se fala sobre os problemas relacionados a esse tipo de gestão, mas ele possui vários benefícios. Saiba mais sobre o assunto e veja os motivos para trabalhar em uma empresa familiar.

A empresa familiar oferece fácil acesso as decisões. (Foto: divulgação)

Trabalho em empresa familiar

Segundo especialistas, 80% das organizações brasileiras são dirigidas por fundadores ou herdeiros dos mesmos e 95% das pessoas irão receber convite para fazer parte de uma dessas empresas. Eles afirmam ainda, esse número é muito próximo, nos Estados Unidos, um pouco menor, mais ainda é considerado alto.

Quando gerida com muito profissionalismo, a companhia tende a ser um ambiente mais produtivo para o desenvolvimento da carreira do que de uma empresa não-familiar. De acordo com os especialistas, ter profissionais do mercado não garante o profissionalismo.

Trabalhar em uma empresa familiar pode ser melhor do que se imagina. (Foto: divulgação)

Motivos para trabalhar em uma empresa familiar

1. Acessibilidade à diretoria: algumas empresas familiares são operadas pelos sócios, que acabam sendo presença constante no dia a dia do negócio.

2. Menor burocracia: geralmente, não existe grande verticalização em organizações que são administradas por famílias. Com a distância entre o topo e a bases mais alongadas, a empresa se torna menos burocrática.

3. Decisões rápidas e flexíveis: não há nada melhor do que resolver diretamente com quem decide de maneira definitiva. Esse diferencial se torna um ponto positivo em uma negociação importante com os clientes, fazendo com que as outras empresas tenham dificuldade de equacionar.

4. Sócios identificados com o trabalho: eles não são tidos somente como investidores, são pessoas que cresceram no meio das atividades da empresa e possuem grande identificação com ela. Eles carregam consigo o desafio de manter uma tradição familiar e farão de tudo para solidificar a empresa.

5. Vontade é mais importante do que o dinheiro: as contas são levadas em consideração antes de tudo. Porém, a vontade do dono costuma ser mais decisiva do que os números. Se ele decidir investir em uma nova fábrica, ele irá fazer isso.

As empresas familiares oferecem muitos benefícios. (Foto: divulgação)

As empresas familiares oferecem muitos benefícios aos trabalhadores, apesar de serem criados muitos mitos em relação a elas. Porém, é preciso saber como lidar com os negócios familiares para que eles se tornem ainda melhores. 

Top