Motivos para sair da poupança

Não é novidade para a maioria das pessoas que com as regras recentes da poupança esse investimento passou a render ainda menos. Porém, isso…

Não é novidade para a maioria das pessoas que com as regras recentes da poupança esse investimento passou a render ainda menos. Porém, isso não parece ter afetado muito a paixão dos brasileiros pelo investimento, já que a caderneta continua batendo recordes de captação em todo o país. Colocar o dinheiro em uma conta poupança em vez de deixa-lo em casa, de fato, é mais vantajoso. Mas, antes de tomar essa medida é necessário avaliar os prós e contras de investir nesse fundo.

Leia mais sobre: Poupança: benefícios, rendimentos, por que aplicar

 

Poupança é menos rentável que a maioria das formas de investimentos disponíveis (Foto: Divulgação)

Preços dos produtos aumentam, mas rendimentos da poupança não

A inflação esperada para esse ano, de acordo com o último boletim Focus do Banco Central é de 5,68%. Já o rendimento da poupança nova (de 70% da taxa Selic, mais a Taxa Referencial, que hoje está próximo a zero, quando a Selic for igual ou maior que 8,5%) será de 5,03% se os índices da Selic se mantiverem na média de 7,25% ao ano. Isso significa que não haverá ganho real, já que seu rendimento não superará a inflação. Ou seja, se o faturamento com o investimento é menor que o aumento da inflação você perderá dinheiro.

Poupança gera acomodação

Quem investe na poupança acaba ficando, de certa forma, acomodado. Para aplicar na caderneta basta abrir uma conta no banco e colocar o dinheiro lá para render. Justamente esse é o problema que gera um conforto. A pessoa esquece da vida e do dinheiro investido, mesmo que o rendimento seja insignificante a quantia fica armazenada no banco e para a maioria dos clientes isso basta.

Pergunte para o gerente do banco formas de investimento e analise as possibilidades (Foto: Divulgação)

Poupança pode ser um falso investimento por muitos motivos

Quem tem muito dinheiro para aplicar, definitivamente, deve deixar a poupança de lado e investir em outras opções. A maioria das pessoas tem medo de arriscar e perder tudo, porém, existem fundos de rendas fixas que tem um percentual mais atrativo que a caderneta e tem o mesmo risco de perca que eles, como por exemplo, o Letras Financeiras do Tesouro (LFT).

Leia mais sobre: Abono salarial 2012 pis pasep data dos pagamentos

A poupança pode ser um falso investimento para as pessoas que não tem controle de gastos. Alguns, guardam o seu dinheiro na conta por meses e quando surge um imprevisto logo pegam esse valor para gastar. A facilidade de poder utilizar como cartão de débito o item que é usado para saques da poupança passa a ser uma tentação para quem não se controla. Por isso, converse com o gerente do banco e pesquise formas de aplicações do seu dinheiro mais rentáveis e seguras que a poupança.

Top