Motivos para balé ser seu exercício físico

Motivos para balé ser seu exercício físico

Está procurando Motivos para balé ser seu exercício físico? Temos vários! O balé ou ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva,…

Por Redacao em 16/04/2015

Está procurando Motivos para balé ser seu exercício físico? Temos vários! O balé ou ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes. A história dessa dança começou há 500 anos atrás na Itália. Hoje em dia além de ser uma dança muito apreciada, o balé faz bem para o condicionamento físico do corpo como um todo.

Confira: Pílula anticoncepcional pode diminuir riscos de câncer

Motivos para balé ser seu exercício físico - O balé tem feito sucesso como exercício físico para pessoas de todas as idades (Foto: Divulgação)

Motivos para balé ser seu exercício físico

O balé também já provou ser um exercício mais completo do que a natação. Quem sabe essa não é a forma que você vai conseguir perder aqueles quilinhos? Confira abaixo motivos para balé ser seu exercício físico:

  • Postura
O balé trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura: a musculatura abdominal, peitoral e das costas. Durante as aulas, os alunos são estimulados a manter a postura correta, com abdômen contraído, quadril ‘encaixado’ e coluna alinhada. Esse alinhamento do corpo garante um ótimo equilíbrio corporal.
Leia também: Obesidade pode ter efeito protetor contra o Alzheimer

Inove praticando balé para ter uma boa forma (Foto: Divulgação)

  • Respiração

Para dançar balé é necessário um fôlego para realizar a coreografia cheia de salvos, piruetas e outros passos difíceis. Faz parte das aulas de balé aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Ao soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra.

Leia mais:Previna oito problemas femininos com a dieta

São diversos os benefícios do balé (Foto: Divulgação)

  • Barriga
Com a postura correta, o trabalho incessante de fortalecimento dessa musculatura e ainda com o alto consumo de energia dos movimentos fica fácil manter uma barriga chapada.
  • Músculos

O balé aumenta e fortalece os músculos estimulando tanto os membros inferiores quanto superiores por causa dos exercícios de salto, sustentação em determinadas posições e força nos braços para carregar as bailarinas – no caso dos homens.

  • Flexibilidade
O balé consegue alongar os músculos e trabalhar o fortalecimento ao mesmo tempo. Como todos os movimentos precisam ter a máxima amplitude, a flexibilidade é trabalhada o tempo todo.
  • Coordenação motora
 Você precisa manter a postura, equilibrar a respiração, se equilibrar e fazer o movimento ao mesmo tempo que, na maioria das vezes, envolve mais de uma parte do corpo.

 Escolha balé como seu exercício físico

O balé trás mudanças ao corpo (Foto: Divulgação)

Após saber os motivos para balé ser seu exercício físico, uma dica a seguir é não esperar resultados rápidos, respeitar o ritmo do corpo e cuidar dos pés, ainda alongar os dedos e perceber os sinais de dor que podem ocorrer com as aulas. Assim como qualquer exercícios, leva tempo para aparecer as mudanças do seu corpo. O balé promove uma sensação de bem estar, relaxamento e satisfação para as mulheres que procuram associar um exercício físico à música, beleza e arte.

Top