Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2012

PUBLICIDADE

A partir de 19 de outubro até 2 de novembro a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada na capital paulista. Durante as duas semanas de mostra por volta de 350 filmes de mais de 60 países e várias cinematografias serão exibidos. Museus, instituições culturais e salas de cinema foram escolhidos para as exibições em um total de 28 espaços na cidade.

Mostra trará exibições de diversos filmes inéditos no Brasil (Foto: divulgação)

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2012

Os filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2012 selecionados este ano irão mostrar as principais temáticas, tendências, estéticas e narrativas do cinema mundial e contemporâneo. A mostra irá prestar homenagens ao diretor russo Andrei Tarkóvski (1932-1986) com exibição de todas as suas obras e apresentação de filmes com inspiração no diretor. Simultaneamente haverá no Museu de Arte de São Paulo (Masp) a exposição Luz Instantânea: Polaroides de Andrei Tarkóvski com 80 imagens feitas pelo diretor.

O clássico Nosferatu encerrará a mostra (Foto: divulgação)

Filmes exibidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2012

Entre as atrações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo estão as exibições dos filmes Além das Montanhas, de Cristian Mungiu, que levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes; Tabu, de Miguel Gomes, filme premiado no Festival de Cinema de Berlim; The Angel’s Share, de Ken Loach, ganhador do prêmio especial do júri em Cannes; e A Bela Que Dorme, de Marco Bellochio, laureado no Festival de Veneza.

PUBLICIDADE
Retrospectiva da obra de Andrei Tarkóvski fará parte do evento (Foto: divulgação)

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é composta por cinco seções que incluem a Competição Novos Diretores (até dois longas, os mais votados pelo público concorrem ao Troféu Bandeira Paulista), Perspectiva Internacional (panorama atual do cinema no mundo); Retrospectivas; Apresentações Especiais e Mostra Brasil (filmes brasileiros inéditos que concorrem ao prêmio Itamaraty).

Leia mais sobre a edição de 2011: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Veja também: Conheça os festivais de cinema pelo Brasil

O encerramento da Mostra de Cinema de São Paulo será no dia 2 de novembro, às 20 horas, com uma sessão especial de Nosferatu, de F.W. Murnau, que é considerado um dos filmes de terror que mais exerceram influência no cinema. A exibição será no Parque do Ibirapuera ao ar livre e acompanhada da Orquestra Petrobras Sinfônica e Coral, com regência do Maestro alemão Pierre Oser, compositor da partitura do filme. Mais informações e a programação completa da mostra podem ser obtidas no site do evento.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.