Mostra gratuita sobre Charlie Chaplin em SP

Charlie Chaplin foi um ícone do cinema em todo o mundo. Seus personagens imortalizados, marcaram a época do cinema mudo e tem repercutido até…

Charlie Chaplin foi um ícone do cinema em todo o mundo. Seus personagens imortalizados, marcaram a época do cinema mudo e tem repercutido até os dias de hoje.

Após a repercussão na Europa e nos países da América do Norte chega ao Brasil a mostra que homenageia o fantástico Charlie Chaplin, chamada “Chaplin e sua imagem”. O evento tem data de abertura para o dia 19 de outubro e traz ao país cerca de 200 registros sobre o famoso cineasta, que variam de fotografias, documentários, cenas de bastidores, curtas-metragens e trechos inéditos de filmes. Com curadoria do Francês Sam Stourdzé, esta é a primeira exposição que tem como material, arquivos da própria família do ator.

Famoso pelo seu chapéu-coco, seu bigode curto e sua bengala o interprete do solitário Carlito tornou-se um ícone do período das revoluções industriais e inspirou cineastas de todo o mundo. A exibição com obras deste artista será no instituto Tomie Ohtake em São Paulo e permanecerá até o fim de novembro.

As obras de Chaplin passaram por uma longa evolução ao longo de sua carreira. No início de 1914 seus filmes tem um caráter cômico, nele Carlito era um jovem enérgico, trapaceiro e que gostava de pregar peças em seus companheiros. Depois o personagem se tornou mais uma vítima desamparada da modernidade, seu teor passou então de malandro para tristonho e reprimido. Na terceira fase da sua carreira ele já fazia críticas e demonstrava suas preocupações políticas. Este momento da sua profissão marcou as telinhas, momento ressaltado pela morte do personagem Carlito. Ele morre no momento em que ele realmente falou, marcando a transição do cinema mudo para o falado.

Charlie Chaplin foi um gênio do cinema americano e ao morrer com 88 anos ele já tinha protagonizado mais de 70 filmes. Seus filmes de maior sucesso são: “O Grande Ditador”, “Nossa Hospitalidade”, “As Três Eras”, “O Garoto”, “Capitão Bill Jr.”, “Livre e Fácil”, “O Homem das Novidades”, “Os Sete Amores”, “Boxe Por Amor”, “O Circo”, “Luzes da Cidade”, “Em Busca de Ouro”, “Tempos Modernos”, “A General”, “Sherlock Jr.” e “O Noivo Cara-Dura”.

Continuar Lendo  Os países com mais bilionários em 2013

Chaplin foi um grande inovador na sétima arte, tendo contribuído e muito no crescimento da indústria cinematográfica. Seus filmes até hoje são assistidos e admirados, constituindo um grande legado que nunca será esquecido. A mostra sobre Charlie Chaplin é gratuita e acontecerá até o dia 27 de novembro. Sua abertura será no dia 19 de outubro somente para convidados e a partir do dia 20 de outubro para o público em geral. A exposição fica aberta de terça a domingo das 11h às 20h, se você é fã do cinema clássico, então não pode perder este evento.

Top