Mosca australiana recebe o nome de Beyoncé

A bela cantora Beyoncé, que recentemente deu à luz ao seu primeiro filho, recebeu uma homenagem um tanto quanto inusitada nesta semana. A diva…

Por Editorial MDT em 18/01/2012

A bela cantora Beyoncé, que recentemente deu à luz ao seu primeiro filho, recebeu uma homenagem um tanto quanto inusitada nesta semana. A diva teve seu nome dado há uma mosca australiana, graças a uma leve cor dourada no bumbum do inseto, que acabou fazendo com que o entomólogo se lembrasse da cantora.

A mosca batizada de “Scaptia beyonceae”, ganhou este nome porque possui o abdômen inferior dourado, assim como uma roupa que a cantora usou durante o clipe da música “Bootylicious”, gravado em 2001, época em que ela fazia parte do grupo Destiny’s Child, que a deixou mundialmente famosa.
De acordo com o entomólogo australiano Bryan Lessard, da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Austrália, a cor brilhante e raro do inseto, faz com que ele seja a diva das moscas de todos os tempos.

“Esta cor brilhante faz com que a Scaptia (Plinthina) beyoncea se torne ‘a diva das moscas de todos os tempos (…) Foi ainda uma chance de demonstrar o lado divertido da taxonomia”, comentou Bryan Lessard, que encontrou a mosca no estado australiano de Queensland.


A mosca foi encontrada em 1981, mesmo ano que Beyoncé nasceu. Outros insetos do gênero “Scaptia”, mesmo gênero da mosca batizada em homenagem a cantora, frequentemente são considerados pestes, pois bebem o néctar de plantas como eucaliptos, mas segundo Lesslard, elas são “muito importantes para a polinização das plantas”.

Ainda não se sabe se a cantora gostou da homenagem, por enquanto, a organização científica australiana está tentando entrar em contato com Beyoncé para comunicá-la sobre o assunto, mas até agora não houve nenhuma resposta por parte da cantora.
Esta não é a primeira vez que um artista é homenageado, emprestando seu nome a um inseto. Há alguns anos, uma aranha recebeu o nome do cantor Neil Young e outros animais extintos, receberam o nome dos integrantes do grupo punk The Ramones.

Confira o vídeo que inspirou o nome da mosca:

Top