Morte do bicho de estimação: como explicar para a criança

Os bichos de estimação geralmente são os melhores amigos da criança porque  as divertem e cuidam delas nos momentos necessários. Entretanto, eles morrem antes…

Os bichos de estimação podem se tornar grandes amigos da criança e, por isso, é muito difícil explicar sobre a sua morte (Foto: Divulgação)

Os bichos de estimação geralmente são os melhores amigos da criança porque  as divertem e cuidam delas nos momentos necessários. Entretanto, eles morrem antes delas e é difícil falar sobre a morte com pessoas tão novas ainda. Portanto, saiba como explicar para a criança a morte do bicho de estimação.

Se a criança for muito apegada ao animal, será mais difícil explicar a ela a ausência do seu amigo querido. Todavia, há uma hora que  não poderá mais esconder dela e precisará ser corajosa para lhe contar a verdade. Desse modo, escolha um momento calmo  e a chame para conversar em um lugar tranquilo. Sente-se de frente para ela de modo que os seus olhos fiquem na altura dos seus e diga-lhe que, infelizmente, seu bichinho de estimação  ficou muito doente e Deus teve que levá-lo para o céu nos animais.

Certamente, ela começará a chorar, mas  tem que ser muito firme para lhe dizer que, com certeza, o animal será bem cuidado pelos anjinhos e que, de vez em quando, ele voltará nos seus sonhos para ver como ela está. Além disso, se ela ficar triste, o bichinho também ficará, já que ele gosta de ver o sorriso dela todos os dias. Algumas crianças tenderão em não acreditar no que os seus pais lhe dizem, mas é necessário fazê-las compreender que todos um dia morrem e vão para um lugar mais bonito e gostoso que a Terra.

Explique para a criança que existe um céu só para os animais de estimação (Foto: Divulgação)

Porém, se a criança ficar tristonha por muito tempo e apresentar sintomas de depressão, leve-a a um psicólogo infantil para tratar desse problema. Para alguns casos, é interessante comprar um outro animal para substituir o morto. Desse modo, o amor que o pequeno tinha pelo seu bichinho morto será transferido para o vivo. Contudo, tenha o cuidado de observar se ele não está achando que o novo animal seja o antigo, querendo que ele se comporte como o seu finado amiguinho.

Dê um novo amiguinho para que a criança dedique o seu amor (Foto: Divulgação)

Para tanto, diga-lhe que esse é um novo amigo e peça-lhe que escolha um nome bem bonito para ele, porém, não pode ser o mesmo do antigo. Aos poucos, a criança será cativada pelo novo bichinho e o morto se tornará uma bonita e divertida lembrança em sua memória.

Leia Também:  Mesas Para Decoração Infantil

Top