Morte do animal de estimação: como explicar para criança

Falar sobre morte não é um assunto muito fácil nem para adultos, quem dirá para crianças. No entanto, é um sofrimento que ninguém ficará…

Falar sobre morte não é um assunto muito fácil nem para adultos, quem dirá para crianças. No entanto, é um sofrimento que ninguém ficará isento. Em muitos casos, os pequenos irão se deparar com a morte de um bichinho de estimação, sendo um assunto muito difícil de conversar. Devido a isso, separamos dicas de como explicar para criança a morte do animal de estimação.

Saiba como falar de morte com as crianças.

É muito importante que os pais sejam sinceros na hora de contar que o bichinho de estimação faleceu. (Foto: divulgação)

Diferentes formas de lidar com a morte do animal

São diversas as reações que uma criança pode ter diante da morte de um animal de estimação. A forma de lidar com o sofrimento da perda varia conforme a idade da criança, da afinidade que ela tinha com o animal, assim como se é a primeira vez que isso acontece. Independente disso, o sofrimento de uma criança diante dessa situação, é sempre difícil para os pais.

Lidando com a morte do animal de estimação

A melhor forma de lidar com a morte do animal com a criança é a honestidade. Assim, é muito importante que os pais expliquem a criança que o bichinho de estimação faleceu, encorajando sempre o pequeno a expressar seus sentimentos. Em alguns casos, a depender da crendice da criança, é possível fazer alguns rituais e ritos de passagem como um enterro simples, que pode ser muito confortante para elas. Em outros casos, os pais podem preferir em fazer um livro de recortes com fotografias, demonstrando todos os momentos que eles passaram juntos.

Os pais devem respeitar os sentimentos dos filhos. (Foto: divulgação)

O apoio dos pais é muito importante

Como foi anteriormente mencionado, os pais devem ser honestos com as crianças, evitando fazer brincadeiras ou desprezar os sentimentos de tristeza, raiva, ressentimento ou culpa das crianças. Além disso, especialistas no assunto afirmam que é importante não esconder informações sobre o bichinho de estimação. Assim, é muito importante que os pais expliquem e deem informações quando o animal estiver doente, sempre deixando claro que a morte pode ser uma consequência.

Leia Também:  Receita de ovo da páscoa

É importante que os pais entendam que a morte de um animal de estimação é um evento muito significativo para uma criança. Assim, ela serve como uma experiência de aprendizado para o pequeno, o qual aprenderá a lidar com o sentimento da perda ainda na infância.

Saiba como falar sobre a morte do animal de estimação com a criança. (Foto: divulgação)

Lidar com a morte não é um momento fácil, nem para adultos, quanto mais para as crianças. No entanto, é muito importante que os pais sejam honestos com a situação. Após conhecer algumas informações de como explicar para criança a morte do animal de estimação, é importante ser honesto, de modo a colaborar com o desenvolvimento do pequeno.

Saiba como escolher o animal de estimação ideal.

Top