Morre o músico Dominguinhos, o rei da sanfona

Morreu hoje (23) aos 72 anos o músico Dominguinhos. Há seis anos ele lutava contra um câncer de pulmão e estava internado no Hospital…

Morreu hoje (23) aos 72 anos o músico Dominguinhos. Há seis anos ele lutava contra um câncer de pulmão e estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com o hospital, o falecimento ocorreu em consequência de complicações cardíacas e infecciosas.

Dominguinhos faleceu aos 72 anos após seis anos lutando contra o câncer no pulmão (Imagem: divulgação)

Desde o ano passado Dominguinhos vinha apresentando piora na saúde. Em 17 de dezembro de 2012, o cantor estava internado no Hospital Santa Joana, em Recife com arritmia cardíaca e insuficiência respiratória. Em 13 de janeiro deste ano foi transferido para São Paulo, onde permaneceu desde então.

Vida e obra de Dominguinhos

José Domingos de Morais, nasceu no agreste de Pernambuco em 12 de fevereiro de 1941. Começou a sua carreira ainda na infância tocando no grupo Os Três Pinguis, formada com dois outros irmãos. Conheceu Luiz Gonzaga aos oito anos enquanto participava de um show em Garanhuns e aos 13 mudou-se para o Rio de Janeiro para procurá-lo. A proximidade entre os dois acabou tornando Dominguinhos o herdeiro musical de Gonzagão, falecido em 1989.

Dominguinhos era o herdeiro musical de Luiz Gonzaga e ficou conhecido como o "rei da sanfona" (Imagem: Divulgação)

Seu primeiro álbum foi lançado em 1964, dando início a uma carreira bem sucedida e que lhe rendeu o apelido de “rei da sanfona“. Ao todo gravou 30 álbuns e por um deles ganhou o Grammy Latino em 2002 por melhor álbum regional com o CD “Chegando de Mansinho”. Também foi conhecido por parcerias de sucesso com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Chico Buarque e Djavan, além de vários outros.

Leia Também:  Decote profundo: como usar, dicas

Suas canções mais conhecidas foram “Isso aqui tá bom demais“, “Eu só quero um xodó“, “Tantas Palavras”, “Lamento Sertanejo” e “De volta pro aconchego“.

Top