Morre mãe de Hillary Clinton, aos 92 anos

O Departamento de Estado americano divulgou, que a mãe da secretária de Estado Hillary Clinton morreu, hoje (1), aos 92 anos, pouco antes da…

Por Editorial MDT em 01/11/2011

O Departamento de Estado americano divulgou, que a mãe da secretária de Estado Hillary Clinton morreu, hoje (1), aos 92 anos, pouco antes da meia-noite, amparada pela família.

O estado de saúde de Dorothy Rodham, piorou na segunda-feira fazendo com que Hillary cancelasse viagens marcadas para o Reino Unido e  Turquia.

Nascida em 4 de junho de 1919, Dorothy se casou em 1942 com o pai de Hillary, Hugh E. Rodham. Tornou-se viúva em 1993 e em 2000 resolveu mudar-se para Washington, para ficar com a filha, na ocasião eleita senadora.

Embora costumasse ser discreta e dar poucas entrevistas sobre sua filha e seu genro – o ex-presidente Bill Clinton – Dorothy fez diversas aparições públicas ao lado da filha, durante a pré-candidatura à presidência dos EUA, ocorrida em 2008, ocasião em que foi derrotada por Barack Obama, que se elegeu tempos depois.

Hillary costumava apontar sua mãe como sua inspiração: alguém que a ensinou a lutar por si mesma e por quem precisa de ajuda. Durante um debate com Barack Obama na pré-candidatura, declarou: “Ela me ensinou que posso fazer qualquer coisa que eu quiser”.

Hillary Clinton tem ainda dois irmãos, Hugh e Tony. A família pretende realizar um funeral particular.

Top