Morre a atriz Cleyde Yáconis

PUBLICIDADE

A atriz Cleyde Yáconis, de 89 anos, morreu no final da tarde de segunda-feira (15). Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, situado na região central de São Paulo, desde o dia 29 de março.

Cleyde Yáconis morreu no Hospital Sírio Libanês. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Novela Passione

A morte de Cleyde Yáconis

De acordo com a assessoria do Sírio Libanês, o estado de saúde de Cleyde Yáconis estava complicado desde outubro de 2012, quando ela foi vítima de uma isquemia (redução de fluxo sanguíneo).

PUBLICIDADE

Em 2010, Cleyde sofreu uma queda, fraturando a cabeça e o fêmur. O incidente precisou de uma cirurgia, que foi realizada em um hospital no Rio de Janeiro. Na época a atriz permaneceu internada por seis dias. Apesar da queda, Cleyde se recuperou e deu continuidade à carreira. No mesmo ano, ela foi um dos destaques da novela “Passione”, escrita por Sílvio de Abreu.

O corpo de Cleyde Yáconis será velado nesta terça-feira, no distrito de Jordanésia, no município de Cajamar.

Alguns famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte da atriz Cleyde Yáconis. Gloria Perez, Miguel Roncato e Rodrigo Lombardi usaram o Twitter para manifestar a perda de uma grande estrela do teatro e da TV brasileira.

Cleyde Yáconis foi responsável por grandes trabalhos no teatro e na TV. (Foto:Divulgação)

Vida e carreira de Cleyde Yáconis

Cleyde Yáconis nasceu no dia 14 de novembro de 1923, na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. Ela chegou a cursar enfermagem e tinha o sonho de fazer medicina, mas o talento artístico falou mais alto.

Aos 25 anos, Cleyde Yáconis deu seus primeiros passos no meio artístico, ao lado de sua irmã Cacilda Becker. Em 1950, ela começou a trabalhar no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde substituía a atriz Nydia Licia na peça “O anjo de pedra”.

Apesar da carreira de Cleyde ter começado por acaso, ela nunca mais deixou os palcos. Chegou a contracenar com sua irmã na peça “Pega Fogo” e também foi responsável pela fundação do Teatro Cacilda Becker. No teatro, a atriz participou de mais de 30 peças e recebeu vários prêmios.

PUBLICIDADE

Depois de se tornar famosa por causa das participações no teatro, Cleyde aceitou o desafio de trabalhar na televisão. Sua estreia aconteceu em 1966 na extinta TV Tupi, fazendo parte do elenco da novela “O Amor Tem Cara de Mulher”.

A atriz participou de mais de 30 peças teatrais. (Foto:Divulgação)

Na TV, Cleyde Yáconis construiu uma carreira notável. Depois de passar pela TV Tupi, Rede Bandeirantes, Cultura e SBT, finalmente ela estreou na Globo em 1990, interpretando Isabelle de “Rainha da Sucata”. A atriz participou também de “Vamp”, “Sex Appeal”, “Torre de Babel” e “Eterna Magia”.

O último trabalho de Cleyde Yáconis foi em Passione, novela em que interpretou dona Brígida, sogra de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro).

Veja também: Morre Chi Cheng, baixista do Deftones

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.