Mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor

Mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor. Nessa matéria, você vai descobrir como acabar com o incômodo de uma mordida na…

Mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor. Nessa matéria, você vai descobrir como acabar com o incômodo de uma mordida na língua. A situação não é grave, mas costuma atrapalhar na hora de falar, escovar os dentes, comer e beijar.

Mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor. (Foto Ilustrativa)

Você está mastigando um alimento e, de repente, se surpreende com uma dor intensa na língua, causada por uma mordida. Todas as pessoas já passaram por isso, pelo menos uma vez na vida. A ferida, na maioria das vezes, é superficial e sara no mesmo dia. No entanto, também existem os cortes mais sérios e fundos, que estão relacionados às quedas “de boca no chão”.

Leia mais: Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta?

Mordeu a língua? 5 dicas para aliviar a dor

Você mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor:

1. Faça pressão no corte

A primeira medida de primeiros socorros é fazer pressão na região lesionada. Para isso, pressione a língua contra o céu da boca ou contra a bochecha. Também existe a possibilidade de usar um pano limpo para exercer a pressão.

Para aliviar a dor, aplique gelo. (Foto Ilustrativa)

2. Aplique gelo

Se a dor na língua persistir, então é recomendado aplicar gelo na ferida. Mantenha a pedra em contato com a região mordida, até derreter completamente.

3. Use antisséptico bucal

O antisséptico bucal, como é o caso do Listerine, é um produto muito bom para prevenir infecções na região lesionada e reduzir a dor persistente. Portanto, faça bochechos com esse produto.

O antisséptico bucal previne infecções. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Feridas na boca: como tratar

Leia Também:  Peso ideal: como calcular

4. Passe aloe vera

Poucas pessoas sabem que a aloe vera (também conhecida como babosa) é um ótimo remédio para “língua mordida”. A planta tem propriedades rejuvenescedoras, ou seja, ela é capaz de acelerar a cicatrização e acalmar a região lesionada. Para fazer a aplicação, basta providenciar uma folha de babosa, extrair o gel e aplicar uma pequena quantidade na língua. Faça isso três vezes ao dia.

A babosa também é considerada um santo remédio. (Foto Ilustrativa)

5. Faça adaptações

A dor causada pela mordida na língua pode ser persistente, portanto, é muito importante fazer pequenas adaptações na rotina para não sofrer. Em geral, o recomendado é apostar em alimentos frios, como é caso do sorvete e dos sucos gelados. Manter uma boa higiene oral também é importante.

Veja também: Tratamentos caseiros contra aftas

Nos casos mais sérios de mordida na língua, o tempo para a lesão ser curada é de 3 a 5 dias. Se não houver a cura nesse período, o ideal é procurar ajuda médica ou de um dentista. Aproveite as dicas da matéria “Mordeu a língua? Veja 5 dicas para aliviar a dor” e aprenda a lidar com essa situação bem incômoda da melhor forma possível. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top