Morar Sozinho – Orçamento, Dicas, O que Comprar

Seja por independência, por estudos, por trabalho ou simplesmente por uma nova vida, muitas pessoas decidem morar sozinhas, o que acarreta certas dúvidas e…

Por Editorial MDT em 21/06/2010

Seja por independência, por estudos, por trabalho ou simplesmente por uma nova vida, muitas pessoas decidem morar sozinhas, o que acarreta certas dúvidas e inúmeras responsabilidades. A maioria das pessoas que hoje decidem sair da casa dos pais ou de qualquer outro local onde devida a residência com outras pessoas, é o fato de ter maior liberdade para ter a própria vida, principalmente para quem começa a estudar ou trabalhar em uma nova e diferente cidade.

Mas e aí? O que fazer? O que comprar para morar sozinho? Essas são algumas das perguntas que invadem a mente dessas pessoas. O primeiro item a ser estudado é o imóvel em si, seja um apartamento, casa, enfim. Se você não tem carro ou qualquer veiculo próprio, é interessante que sua casa esteja localizada próxima de suas obrigações, como serviço e estudos.

Escolha uma casa que esteja em condições de moradia. O preço baixo nem sempre é o melhor negócio. Um quarto, sala, cozinha e banheiro são suficientes para uma única pessoa, mas esses cômodos precisam estar em bom estado. A organização e limpeza também são pontos fundamentais, mesmo por que dificilmente você terá alguém para limpar e arrumar para você.

Montar uma casa sozinho não é algo tão simples, mas com uma boa reserva em dinheiro e um ideal, você consegue. O próximo ponto a ser analisado é a mobília. É legal que você alugue um local onde já tenha uma certa mobília. Assim você não precisa fazer uma pesada e enorme mudança com inúmeros móveis. Em grandes cidades, você encontra muitas opções de casas já mobiliadas.

O orçamento para morar sozinho não precisa ser muito alto, mas você precisa ter uma reserva todo mês. Lembre-se que agora você irá pagar suas próprias contas, como água, luz, aluguel e assim por diante. Além disso, será preciso dinheiro para alimentação, transporte e seus confortos.

A média de despesas para morar sozinho, em uma cidade como São Paulo, é de no mínimo R$1 mil por mês, em um apartamento simples e não muito perto do centro. Quanto mais perto do centro, maior o preço. Se você optar por morar em repúblicas, esse preço cai pelo menos pela metade, mas aí é você quem decide se prefere morar com outras pessoas ou definitivamente sozinho. Essas foram algumas dicas para morar sozinho.

Top