Morangos: como cultivar, dicas

O morango é considerado um dos frutos mais desejados do mundo, tanto por causa do seu sabor como também pela beleza. Apesar das pessoas…

O cultivo de morangos pode ser realizado em vasos.

O morango é considerado um dos frutos mais desejados do mundo, tanto por causa do seu sabor como também pela beleza. Apesar das pessoas comprarem as caixinhas com moranguinhos em supermercados e feiras, é comum também o cultivo da fruta vermelha e suculenta em casa, livre de agrotóxicos e muito mais saudável.

Com a possibilidade de serem cultivados em vasos, os morangos representam uma ótima opção para quem não tem espaço em casa. Confira a seguir o passo a passo para plantar:

1. Adquira uma muda para começar o seu plantio. Caso não seja possível, experimente pegar um morango bem maduro, retirar as minúsculas partículas que ficam agarradas ao fruto e coloque-as na superfície porque elas serão as sementes.

2. Numa jardineira, coloque areia fina e em seguida jogue as sementes. As regas devem ser diárias, mas sem exageros. Lembre-se também de que a planta necessita de sol, mas o vento deve ser controlado. Dentro de 30 dias é possível identificar as mudinhas.

3. As mudas prontas devem ser transferidas para vasos individuais grandes e nutridas com substrato agrícola. Como as raízes não são longas, o solo precisa fornecer nutrientes. Uma indicação para adubar é o uso de um produto chamado de ‘ouro verde’.

Dicas para cultivar morangos

Para os morangos se desenvolverem é necessário sol e regas frequentes.

• Para manter o seu morangueiro bonito e saudável, é importante evitar que os frutos fiquem próximo do solo, afinal, isto pode causar apodrecimento;

• Para colher morangos vistosos e saborosos, é importante que a planta receba sol durante seis horas por dia;

• Procure deixar a terra equilibrada, ou seja, nem muito seca e nem muito úmida;

• Mantenha o solo livre de ervas daninhas e outras impurezas;

• O plantio de morango não pode acontecer na terra onde já foram plantadas outras hortaliças e frutas;

• Ao apanhar os frutos do morangueiro é necessário ter muito cuidado, afinal, são frágeis e delicados.

Sobre o morango

O morango é saboroso e faz bem para a saúde.

O morango é apetitoso por si só, mas também se revela um perfeito componente para as receitas, incluindo tortas, sucos, sorvetes, bolos e merengues. Além de garantir inúmeras possibilidades na culinária, a fruta também resulta em benefícios para a saúde.

O consumo de morangos ajuda a controlar o colesterol e atua no combate ao envelhecimento precoce. Outra função surpreendente da fruta é que ela previne o câncer devido a uma substância chamada ácido elágico, que impede a formação de alguns tumores no aparelho digestivo.

O morango se revela um importante aliado para quem está fazendo dieta, afinal, ele possui uma grande quantidade de fibras que saciam a fome e também antioxidantes, que combatem o ganho de peso.

Top