Modelos de torneira que economizam água

No dia-a-dia, as pessoas costumam adotar hábitos para fazer economia de água dentro de casa. Esta iniciativa reduz os gastos da família e ainda…

Para poupar água é necessário não deixar a torneira pingando.

No dia-a-dia, as pessoas costumam adotar hábitos para fazer economia de água dentro de casa. Esta iniciativa reduz os gastos da família e ainda por cima contribui com a natureza, que preserva um dos recursos naturais mais importantes do planeta.

Para combater o desperdício, é comum evitar a lavagem de calçadas com esguicho, diminuir o tempo do banho e reaproveitar a água da chuva. Outra atitude que demonstra conscientização é o controle do uso da água através das torneiras da casa. É necessário tomar alguns cuidados na cozinha, no banheiro e na lavanderia para combater a escassez.

Alguns hábitos se revelam poderosos para diminuir a quantidade de água que sai das torneiras diariamente. Em primeiro lugar, o indivíduo não deve deixar o utensílio pingando, afinal, o desperdício pode chegar a 4 litros em uma hora. Outra atitude que contribui com a preservação da água é não deixar a torneira aberta por muito tempo na hora de escovar os dentes ou fazer a barba.

Mesmo que o morador tome medidas para não desperdiçar água, ele deve contar também com torneiras de qualidade em casa. Confira a seguir dicas para adquirir modelos de torneiras que economizam água.

A escolha do modelo de torneira ideal vai muito além da estética.

• Na hora de construir ou reformar a casa, é importante considerar as funções de cada torneira para optar pelo modelo ideal. Ou seja, a estética da peça não deve falar mais alto no momento da escolha, mas sim a sua funcionalidade.

• As torneiras misturadoras são consideradas modelos capazes de poupar água devido à gestão da temperatura.

• Quando uma torneira estiver pingando, é necessário tomar providências o mais rápido possível. O morador pode optar pelo serviço de reparos ou buscar um modelo mais eficaz.

• Ao optar por uma torneira, prefira o modelo que apresenta o menor caudal.

• A instalação de um arejador em cada torneira da casa ajuda a diminuir o desperdício, afinal, permite misturar ar ao fluxo da água e cria uma pressão constante. Segundo análises do produto, a economia de água chega a 50%.

ResidencialMatic

• Sempre que possível, procure conhecer as novas tecnologias do mercado relacionadas a torneiras. Um bom exemplo de torneira que poupa água é o modelo desenvolvido pela Docol, que possui um sistema de regulagem economizadora. A ResidencialMatic foi lançada em 2010, contando com um temporizador que deixa a torneira aberta por no máximo 30 segundos.

Aproveite as dicas e escolha as torneiras adequadas para ter em casa.

Top