Modelos De Pisos De Madeira, Como Escolher

O piso de madeira tem sido considerado uma das melhores opções de revestimento horizontal para casa, proporcionando aos cômodos uma superfície resistente e moderna.…

Por Isabella Moretti em 26/11/2010

O piso de madeira tem sido considerado uma das melhores opções de revestimento horizontal para casa, proporcionando aos cômodos uma superfície resistente e moderna. Antes de escolher o modelo de piso ideal, é necessário conhecer as necessidades de cada ambiente e fazer as combinações na proporção correta.

A madeira é uma matéria-prima que atravessou décadas sendo considerada elemento vivo da decoração. As peças para revestir apresentam durabilidade e acrescentam traços de sofisticação tanto nos imóveis clássicos como contemporâneos. As novas tecnologias também exercem influência no revestimento com madeira e modernizam a composição das peças.

Existem vários modelos de pisos de madeira disponíveis a venda nas lojas, peças que se distinguem quanto à composição e design. Antigamente os revestimentos horizontais das casas eram feitos com madeira maciça, ou seja, a matéria em seu estado natural. As tábuas depois de instaladas davam forma à superfície conhecida como assoalho.

A maciça por muito tempo continuou sendo usada para o revestimento com carpete e tacos, sendo usada principalmente para decorar quartos e salas. Em seu estado natural, a madeira tem a desvantagem de ser facilmente corroída por pragas com o tempo, como é o caso do cupim. É importante ter cuidados no momento de instalar as peças, mantendo espaços entre elas para que a superfície não adquira irregularidades.

Além do tradicional revestimento com madeira maciça, o mercado de materiais de construção também tem aberto espaço para os pisos laminados. Fabricados a partir de madeira tratada, as peças são mais amplas e conseguem moldar uma cobertura definida para o solo. Diferente da madeira maciça, a laminada apresenta resina em sua composição, o que torna sua estrutura livre de pragas e destaca um brilho sintético.

Para casas com um visual mais rústico, vale à pena investir no revestimento com pisos de madeira de demolição. As peças são robustas e não sofrem retração na estrutura devido a variação do clima. As casas de campo estão assumindo um ar mais sofisticado e ecológico graças à madeira de demolição.

Como escolher pisos de madeira?

Diferentes fatores precisam ser considerados na hora de escolher o piso de madeira para a casa, entre os quais se destacam: preço, funcionalidade e estética. As peças laminadas são mais caras que as de madeira maciça, porém possuem fácil instalação e combinam perfeitamente com as novas propostas de design de interiores. Avalie a disponibilidade do orçamento e escolha o revestimento que melhor combina com a aparência da sua casa.

Top