Modelos de Camisas Coloridas da Tour France

A Tour de France é a maior competição ciclística do mundo. O percurso é composto de mais de 3000 km de estradas irregulares e…

Por Editorial MDT em 13/07/2011

A Tour de France é a maior competição ciclística do mundo. O percurso é composto de mais de 3000 km de estradas irregulares e montanhosas que, de uma certa maneira, representam uma volta na França. Realizada entre Roterdã, na Holanda, e Paris, capital francesa, a prova totaliza 3.642 km – divididos em 20 etapas. É um grande evento do mundo dos esportes. Apenas grandes campeões participam, entre eles alguns brasileiros. São centenas de ciclistas, mas o norte-americano Lance Armstrong ficou conhecido ao vencer a volta sete vezes consecutivas. Além dos campeões e de ser um mega evento, a Tour de France chama atenção em uma peculiaridade: as cores das camisas dos participantes. O Lance Armstrong era também conhecido por usar uma camisa amarela, o que fazia o corredor se destacar em meio à tantos outros.

As camisetas da Tour de France são vendidas pelo mundo todo. O sucesso é incrível, principalmente na Europa, onde a competição acontece. Cada camisa tem um significado na competição. Depois que as cores se destacaram, por que não colocar um significado para cada uma delas? São vários modelos de camisas Tour France e advinha qual é a principal cor? Sim, o amarelo. Depois de Lance Armstrong ganhar cinco vezes consecutivas com essa cor, a camisa amarela tornou-se um manto para os competidores. O ciclista que melhor tiver desempenho no tempo individual da classificação geral veste a camisa amarela. Ao final da competição, o melhor pontuador recebe a camisa amarela em Paris, na Champs-Elysée. Como a competição é dividida em 21 etapas, é possível que vários acabem vestindo camisas amarelas ao longo do percurso.

Cada etapa da volta tem um tipo diferente: mais plana, íngreme, de montanha ou uma competição do dia de contra-relógio. Os sprinters (corredores de velocidade) são os que mais competem por essa camiseta, que premia por pontos nos estágios intermediários, que acontecem dentro de uma etapa. É uma premiação secundária, mas ainda assim de muita importância. A verde também lembra grama, não é mesmo? O primeiro patrocinador para essa categoria era uma empresa de cortadores de grama. Uma das explicações do significado da camisa verde. Pode representar muitas coisas, mas hoje em dia é ligada aos prêmios dos estágios intermediários.

Uma das mais chamativas é a branca com bolinhas vermelhas, sem duvidas, além de ser uma das mais divertidas. Mas a diversão é algo que fica apenas nas cores. Para recebê-la é necessário muito esforço: ela é entregue ao “rei da montanha”, o ciclista que melhor tem desempenho nas provas de subida de picos altamente íngremes, muitas vezes passando por alguns alpes, como nos Pirineus e o sistema de Alpes (que passa pela Itália, Suíça, França e Alemanha).

A mais simples de todas, em cores, é a branca. É conhecida como o prêmio para o “melhor ciclista jovem”. Já serviu para premiar diferentes tipos de corredores e categorias. Caso você ainda não saiba onde comprar camisas Tour France, acesse o site Mercado Livre. No site você encontra uma grande variedade de produtos, incluindo camisas da competição.

 

 

 

 

Top