Modelo certo de panela para cada alimento

Antes de preparar as refeições, é importante que o consumidor esteja atento para a escolha da panela em que o alimento será feito. Atualmente,…

Por Editorial MDT em 13/09/2012

Antes de preparar as refeições, é importante que o consumidor esteja atento para a escolha da panela em que o alimento será feito. Atualmente, as indústrias oferecem vários tipos de panela, dentre elas as de alumínio, inox, vidro e outras. Como existem vários modelos e de diferentes materiais, o consumidor deve saber que a escolha deve variar de acordo com o alimento. Pensando nisso, selecionamos dicas de como escolher o modelo certo de panela para cada alimento.

O preparo dos alimentos exige alguns cuidados na hora da escolha da panela ideal (Foto: divulgação).

Indicações nutricionais

A escolha da panela adequada deve ser de acordo com o alimento e com as necessidades nutricionais de cada pessoa. As mulheres, por exemplo, necessitam de uma ingestão maior de ferro para o bom funcionamento do organismo, portanto seria ideal preparar alguns alimentos na panela de ferro.

Alguns alimentos não devem ser preparados em alguns tipos de panelas, por exemplo, o espinafre, couve e brócolis não devem ser feitos em panela inox, pois alguns subprodutos tóxicos podem ser gerados a partir dessa combinação. Por isso, é muito importante levar em consideração a escolha da panela para o preparo de cada alimento.

As panelas de ferro são ótimas para o preparo de vários alimentos, pois ajudam a suprir as necessidades de ferro do organismo (Foto: divulgação).

Veja também como evitar a contaminação de alimentos 

Dicas de modelo certo de panela para cada alimento

1. Antiaderente: são feitas de politetrafluoretileno, um material que segundo pesquisas pode causar danos a saúde. Ela pode ser utilizada no preparo de qualquer tipo de alimento, porém em fogo baixo para evitar que solte resíduos.

2. Alumínio: especialistas suspeitam que o alumínio solte resíduos que são prejudiciais a saúde. Portanto, esse tipo de panela não deve ser lavado com esponja de aço para evitar que seja retirada a película que impede o contato desse material com os alimentos. Elas podem ser usadas em todos os produtos, mas devem ser trocadas com frequência e os alimentos não devem permanecer por muito tempo na panela.

3. Ferro: são as mais indicadas para o preparo de carnes, legumes, arroz, feijão e molhos. Segundo pesquisas, os alimentos feitos nesse tipo de panela ajudam a suprir cerca de 20% da necessidade diária de ferro do nosso organismo. Ela deve ser lavada e muito bem seca após o manuseio para evitar que enferruje.

4. Vidro: esse tipo de panela não transfere nenhum tipo de resíduo para os alimentos, podendo ser usada no preparo de todos os tipos de alimentos.  Devido a uma grande concentração de calor, é ideal para preparar frituras, sopas e molhos.

5. Inox: por se tratar de um material resistente que atinge temperaturas altas em pouco tempo, são as melhores para o dia a dia. Pode ser usada por todos os tipos de alimentos, pois não se deforma, não está sujeita a manchas e também não libera resíduos.

6. Esmaltada: esse tipo de panela evita a proliferação de bactérias e não libera resíduos. É a mais indicada para o preparo dos alimentos de recém nascidos, preparo de molhos, sopas e carnes. Porém, ela não deve ser utilizada caso a pintura esteja danificada.

7. Barro: esse tipo de panela é mais indicada para o preparo de peixes e carnes ao molho, pois conservam a comida quente por muito mais tempo. Ela não deve ser feita a base de chumbo, cádmio e níquel, pois podem ser transferidos para os alimentos e causar problemas a saúde.

8. Pedra-sabão:as panelas de pedra-sabão são indicadas para o preparo de pratos mais demorados como frango com quiabo e moqueca. Esse tipo de material libera quantidades significativas de nutrientes como o cálcio, magnésio, ferro e manganês. Além disso, elas não alteram o sabor dos alimentos e mantém o calor por mais tempo.

Algumas panelas podem soltar resíduos que são prejudiciais para a saúde (Foto: divulgação).

Leia também sobre os diferentes tipos de panelas 

As panelas são itens indispensáveis para o preparo dos alimentos no nosso dia a dia. Porém, elas devem ser escolhidas de acordo com cada tipo de alimento para que não se tornem prejudiciais a saúde. Siga as instruções dadas sobre cada tipo de panela e cuide melhor da sua saúde.

Top