Moda Punk Chic: tendências, acessórios, dicas

O movimento Punk surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. Suas raízes estão ligadas à música, pois seus adeptos eram contra o rock…

O movimento Punk surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. Suas raízes estão ligadas à música, pois seus adeptos eram contra o rock progressivo que havia se instalado, à época. Os punks também eram contra o movimento hippie. Eles eram adeptos da individualidade e da independência. Não foram poucas as bandas que surgiram nos Estados Unidos e na Inglaterra e, depois, foram se espalhando pelo mundo todo. Atrás das músicas de protesto, com letras e batidas chocantes, veio toda uma cultura, que pregava uma forma independente, rebelde e, muitas vezes, até violenta de se viver. Os punks usavam roupas escuras, rasgadas, maquiagem carregada, cabelos com cortes chocantes, coturnos e outros elementos que refletiam suas ideias. Recentemente, voltou ao cenário da moda o estilo punk.

Gisele Bündchen, num visual Punk Chic (Foto: Divulgação)

O tradicional baile Met Ball, da Vogue americana, aconteceu no início deste mês de maio e trouxe como tema o “Punk: do caos à alta costura”. O ambiente ficou repleto de celebridades cheias de glamour, porém com estilo rebelde, mostrando a força desta nova tendência. A marca de cosméticos MAC, por sua vez, criou uma linha especial, trazendo o punk como tema, a Coleção MAC Cosmetics Punk.

Acessórios Punk Chic

A moda Punk Chic nada mais é do que vestir-se com elementos punk, porém fazendo uma mescla com roupas, calçados ou acessórios mais elegantes. Usar todos os elementos próprios deste estilo pode ficar exagerado. Mas alguns detalhes, quando combinados com outros mais sofisticados, resultam num visual equilibrado e diferente.

Dentre os acessórios punk chic estão os colares em forma de cruz, os coturnos (que, hoje, estão disponíveis em modelos muito mais leves); brincos, anéis, pulseiras e outros acessórios que contêm spikes, alfinetes e outros objetos metalizados, camisetas de banda, roupas rasgadas, etc.

Equilibrar elementos é fundamental, no look Punk Chic (Foto: Divulgação)

Dicas para usar moda Punk Chic

Para não exagerar no visual, é importante equilibrar elementos punk com outros. Pode-se, por exemplo, apostar em sapatos simples de salto, calças e uma jaqueta com muitos spikes. Da mesma forma, roupas mais leves e uma bolsa punk também fica bacana. Vestidos elegantes, combinados com botas de salto e tachas, terminando o look com uma maquiagem punk também é ideal.

Outros exemplos de Punk Chic (Foto: Divulgação)

Calças ou outras peças rasgadas, por exemplo, também perdem o aspecto “largado”, quando combinadas com blusinhas ou casacos mais enxutos. Para completar, aposte num scarpin ou outro sapato mais delicado. O importante, ao escolher acessórios e roupas punk, é procurar dosar a união dos elementos.

Leia Também:  Como disfarçar bigode chinês

Top