Móbiles na decoração: dicas, fotos

Isabella Moretti 28/03/2012 Bem Estar

O móbile pode enfeitar vários espaços da casa.

O móbile é um elemento complementar na decoração, sendo capaz de transformar o visual de vários ambientes. Ele pode ser encontrado a venda em diferentes modelos, mas também costuma ser confeccionado com muita criatividade e bom gosto através das técnicas artesanais.

Apesar de aparecer com mais frequência no quarto de bebê, o móbile é uma peça que se encaixa na decoração de todos os cômodos. Marcado pela versatilidade e charme, a peça propõe uma brincadeira com o equilíbrio e movimento, atuando de certa forma com caráter artístico nos ambientes que compõe.

Através das suas diversas versões que inspiram o artesanato e aquecem o comércio, o móbile se revela um acessório rico em detalhes, que pode incorporar uma simbologia ou apenas servir para deixar a decoração mais atraente.

O design do móbile varia de um modelo para o outro, mas normalmente a peça mantém o seu compromisso de fazer um tipo de decoração pendente no cômodo. Os enfeites suspensos por fios podem se tocar e fazer barulho, sendo que em alguns casos o som se torna bem agradável e positivo para o dia-a-dia dos moradores. Quando estão nas alturas, os móbiles estabelecem diálogo principalmente com outros pendentes e com o design do próprio teto.

Quando o artesanato é usado para confeccionar o móbile, é possível criar belíssimos trabalhos para decorar sala, varanda, quarto de bebê, hall de entrada, entre outros espaços. Certos materiais são muito explorados pelas técnicas artesanais, como os retalhos de tecido, feltro, materiais recicláveis, lã e tricô.

Dicas para usar móbiles na decoração

O móbile artesanal deixa a decoração personalizada e graciosa.

– Escolha um modelo de móbile proporcional ao tamanho do espaço para que o visual do ambiente não seja prejudicado.

– Use a criatividade para posicionar as peças, de modo que elas ocupem pontos estratégicos que otimizem a decoração. Os móbiles são lúdicos, alegres e divertidos, por isso demonstram potencial para romper com a monotonia de uma área através de cores, formas e desenhos.

– No caso de uma sala de jantar que não tenha um lustre, ou seja, um pendente central, é interessante compor uma decoração com móbiles.

– Um móbile com caimento longo pode ser usado para delimitar os cômodos que sofreram integração, como sala de jantar e sala de estar.

– Os móbiles podem contar com enfeites transparentes para contribuir com uma proposta de leveza ou apostar em pendentes coloridos para deixar o ambiente mais alegre.

– O modelo de móbile que completa o berço do bebê pode servir como um item de distração para a criança e contribui com o sono. Em alguns casos, a peça ajuda no desenvolvimento da audição e visão.

– Antes de comprar um móbile para o quarto do bebê, é importante se certificar de que o enfeite não oferece riscos. Verifique também a idade recomendada para cada produto.

Fotos de móbiles na decoração

Outros artigos

Peça de Teatro em Cartaz em SP

25/11/2010

Peça de Teatro em Cartaz em SP

Muitas pessoas não dão a devida importância ao teatro, muitas vezes por não saber o benefício que ele pode proporcionar a nossa imaginação e principalmente a cul...

Cursos Gratuitos para Deficientes 2015

03/08/2015

Cursos Gratuitos para Deficientes 2015

Saiba mais sobre os Cursos Gratuitos para Deficientes 2015, que são oferecidos em todo o país com a intenção de incluir os portadores de deficiências físicas e menta...