Mitos relacionados ao câncer

PUBLICIDADE

O tema “câncer” é algo que assusta a maioria das pessoas e gera bastante polêmica, dando margem para crenças equivocadas que podem atrapalhar a vida de muitas pessoas menos informadas. Fique por dentro do assunto e conheça os principais mitos relacionados ao câncer.

Confira mitos e verdades sobre as causas de câncer.

O câncer é um assunto que causa medo. (Foto: divulgação)

Mitos sobre o câncer

Saiba quais são alguns dos principais mitos que envolvem o câncer e confira uma breve explicação sobre o problema.

PUBLICIDADE
  • Respirar ar poluído de grandes centros urbanos é pior do que fumar um maço de cigarros por dia

Essa é uma desculpa bastante comum utilizada pelos fumantes para justificar seus atos. Felizmente, a probabilidade de o câncer pulmonar ser causado pela poluição é consideravelmente menor do que pelo tabagismo. Isso não significa que o ar poluído não ofereça riscos.

  • Carnes assadas ou grelhadas em carvão vegetal fazem bem à saúde.

Provavelmente esse mito surgiu em decorrência das informações contraditórias sobre os benefícios da carne grelhada para a saúde, por possuírem menos gordura e calorias. Infelizmente, cientistas descobriram que a carne grelhada é capaz de gerar substâncias químicas que estão intimamente relacionadas ao câncer, segundo testes em animais.

O tabagismo oferece mais risco do que a poluição do ar. (Foto: divulgação)

O risco é aumentado apenas para pessoas que costumam comer frequentemente carne vermelha ou de frango assado em brasa ou frita em temperatura muito elevada, onde ocorre formação de aminas heterocíclicas. Para piorar, a fumaça oriunda da queima da gordura também possui substâncias potencialmente carcinogênicas, que ficam impregnadas na carne.

  • Inseticidas são capazes de causar câncer

Apesar de alguns estudos afirmarem que as substâncias encontradas nesses produtos são responsáveis pelo aumento da incidência de câncer em camundongos, as pesquisas em humanos não relacionam estes fatores.

As carnes assadas em carvão vegetal ou assadas em frigideira muito quentes podem causar câncer. (Foto: divulgação)
  • Aplicar protetor solar logo antes de sair de casa é a melhor maneira de se proteger contra o câncer de pele.

Esse mito é o resultado da interpretação errada das instruções do protetor solar, pois, apesar do uso diário desses cosméticos estar realmente relacionado com uma diminuição da incidência de câncer de pele, muitas pessoas podem sentir uma sensação falsa de segurança, que resulta em maior exposição da pele.

Além disso o protetor solar deve ser reaplicado em determinados intervalos de tempo, ele é capaz de conferir apenas uma proteção parcial contra os raios ultravioletas e, por isso, é importante não se descuidar.

PUBLICIDADE
  • A cirurgia para remover o câncer pode fazer ele se espalhar

A procura por tratamento em fase avançada do câncer provavelmente é a principal causa desse mito. Atualmente os médicos cirurgiões são totalmente capazes de realizar uma biopsia ou até mesmo uma cirurgia para remover o tumor sem deixar com que ele se espalhe para o restante do corpo, caso a busca por atendimento seja precoce e detecte o câncer em estágio inicial. Em situações avançadas as cirurgias tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, mas é incapaz de deter o avanço da doença.

O protetor solar deve ser reaplicado ao longo do dia e ainda assim não garante total proteção. (Foto: divulgação)

Conheça alguns alimentos que atuam contra o câncer.

O câncer é um assunto polêmico e que ainda causa medo em boa parte das pessoas. Entretanto, manter-se bem informado, procurando atualizar o conhecimento em fontes fidedignas, é uma boa maneira de se prevenir e não acabar acreditando em nenhum dos mitos relacionados ao câncer.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.