Mitos e verdades sobre vitamina D

Todos nós sabemos que a vitamina D é uma substância essencial para o bom funcionamento do corpo. Uma das formas de estimular a produção…

Todos nós sabemos que a vitamina D é uma substância essencial para o bom funcionamento do corpo. Uma das formas de estimular a produção desse nutriente no organismo é tomando sol. Porém, diversos estudos têm descrito vários benefícios do consumo regular da vitamina D e fontes onde essa substância pode ser encontrada. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre a vitamina D.

A vitamina D oferece vários benefícios para nosso organismo. (Foto: divulgação)

Benefícios da vitamina D

A vitamina D é considerada um pró-hormônio e exerce diversas funções no organismo. Ela é conhecida principalmente por atuar na regulação da absorção de cálcio e fósforo no organismo, sendo essencial para a manutenção da saúde dos ossos. Essa vitamina também molda a função dos órgãos sexuais, sendo muito importante para os tecidos sexuais e para a reprodução feminina.

Esse nutriente atua na regulação de mais de 200 genes, sendo indispensável para a proliferação e diferenciação tecidual, síntese e secreção dos hormônios da tireoide e paratireoide, atividade cerebral, secreção da insulina, regulação do sistema imunológico, funcionamento cardiovascular, controle da pressão arterial e muitos outros benefícios.

A exposição solar ativa a produção de vitamina D. (Foto: divulgação)

Veja também vitamina D, importância e benefícios 

Mitos e verdades sobre a vitamina D

1. A deficiência de vitamina D pode ser prejudicial ao organismo.

Verdade. A deficiência de vitamina D leva a desregulação de várias funções do organismo. Porém, seus sintomas só são percebidos em longo prazo. O enfraquecimento dos ossos, deficiência na produção de insulina, aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue e outros causados pela falta de vitamina D.

2. Excesso de vitamina D não faz mal ao organismo.

Mito. O excesso de vitamina D pode provocar redução do volume urinário, dor, náuseas, vômito, perda de apetite e até de massa óssea. Por esse motivo, é importante consultar um médico ou nutricionista para orientar sobre as quantidades certas de vitamina D para seu organismo.

Leia Também:  Aipo: Fonte de Nutrientes

3. A vitamina D só tem efeitos se for ingerida na forma natural.

Mito. Apesar de os efeitos da vitamina D in natura serem favorecidos por outras substâncias presentes nos alimentos, elas também são ativas quando consumidas na forma de suplementos.

4. A vitamina D diminui o risco de aborto.

Verdade. Durante os nove meses de gestação, a vitamina D possui o poder de melhorar as defesas do organismo, fortalece o endométrio e dessa forma diminui consideravelmente o risco de aborto.

5. A exposição solar reduz a produção de vitamina D.

Mito.Como já vimos anteriormente a exposição solar de apenas cinco minutos diariamente, em qualquer parte do corpo, já é responsável por absorver a quantidade de vitamina D que o organismo precisa para seu bom funcionamento.

A vitamina D pode ser obtida através do consumo de alguns alimentos. (Foto: divulgação)

Veja também quantidade certa de vitamina D no sangue protege saúde de idosos 

A vitamina D é uma substância essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Essa grande aliada da saúde pode ser obtida através de da alimentação balanceada, da exposição solar e ou reposição por encapsulada. O ideal é consultar um médico ou nutricionista para orientar as quantidades corretas.

Top